Ligue agora: 0800 643 4443

2021-10-11 - Peças Volvo

Peças para caminhão: saiba mais sobre a vida útil

Peças para caminhão: saiba mais sobre a vida útil

Você sabe que adquirir um caminhão é um grande investimento. Como um bem durável, sabemos que ele vai ficar ao seu lado por longos anos. Assim, para aumentar ainda mais a expectativa de vida útil do seu veículo, é preciso ficar de olho nas suas peças e na manutenção recorrente.  

E para ajudar você a ficar atento à funcionalidade das peças do seu  caminhão, nós preparamos este conteúdo prático e direto ao ponto. Vamos lá?  

Leia também: O que fazer sobre vazamento de água do radiador

O que pode prejudicar a vida útil das peças do seu caminhão?

Um dos principais fatores de comprometimento do (TDF) Trem de Força do seu caminhão  é o adiamento de manutenções simples, como trocas de óleos, filtros e revisão do líquido de arrefecimento entre os períodos recomendados. Parece coisa simples, né? Mas saiba que postergá-las coloca o seu bruto em risco. 

Outro agravante para ficar de olho é o excesso de carga. Carregar mais do que o seu caminhão suporta é comum para você? Não deveria, afinal essa ação gera o comprometimento do sistema de suspensão, pneus e embreagem. O excesso de velocidade também contribui para que a vida útil das suas peças para caminhão deixem a desejar. 

Mais um ponto que deve ser considerado, quando observado os itens anteriores, é a condição das estradas. No Brasil, o estudo realizado pela Pesquisa de Rodovias da Confederação Nacional do Transporte mostrou que a qualidade das estradas caiu e que os pontos críticos aumentaram. Dessa forma, é mais do que necessário redobrar o cuidado. 

Leia também: 6 dicas para dirigir a noite com segurança

Quais peças do seu caminhão você deve ficar atento?

Caminhões são equipamentos  complexos e o ideal é você estar  sempre atento ao todo e realizar revisões sempre que possível. Apesar de todo o seu cuidado, existem três peças que merecem atenção especial.

 

  • Diferencial 

O diferencial é a peça responsável por transmitir a força de rotação do câmbio para o eixo das rodas do veículo. Esse componente concentra uma carga excessiva e, por isso, precisa estar em boas condições.Caso seja danificado durante a movimentação em uma viagem, por exemplo, os riscos à segurança podem ser bastante altos. Dessa forma, o proprietário deve conhecer o período de vida útil deste componente  e sempre efetuar a manutenção e ou as trocas das peças do diferencial no período recomendado.

 

  • Câmbio 

É o  equipamento responsável por equacionar a força e o giro do motor transmitidos para as rodas do veículo. Assim, o condutor deve estar atento à presença de possíveis ruídos ou de dificuldades de engates ao realizar a troca de marchas, pois são os principais indicadores de problemas no sistema de transmissão.

 

  • Motor

Não é segredo para você que, no motor, estão inúmeras peças e componentes operando simultaneamente para que a máquina funcione. Justamente por isso, é essencial que a manutenção seja mantida em dia. Desse modo, além de você prolongar a vida útil dos componentes, você garante máxima performance do caminhão aliada ainda à maior segurança durante as viagens.

 

Leia também: Cuidados com a quinta roda do caminhão

 

Como prolongar a vida útil das peças do seu caminhão?

Aqui vale ressaltar os pontos que trouxemos acima e relembrar que o melhor é sempre dirigir em velocidade moderada, dentro dos limites estabelecidos, evitar excesso de carga, optar (se possível) por rodovias que não estejam tão comprometidas e realizar manutenções periódicas. vale destacar ainda...

1. Mantenha sempre o conjunto de pneus do seu caminhão balanceado e alinhado: ssim, os pneus, um dos itens de valor mais elevado,  poderão circular de acordo com as condições ideais. E isso também evita que gastos prematuros (e imprevistos) da banda de rodagem acabem ocorrendo com o tempo.

 

2. Realize o rodízio de pneus: o rodízio de pneus nada mais é do que trocar periodicamente a posição dos pneus, colocando os da frente na parte de trás, os da esquerda na direita e assim sucessivamente. 

Parece simples, mas esse cuidado irá ajudar a manter um desgaste equilibrado entre cada acessório. Ah! Vale dizer que ele deve ser feito mesmo que o caminhão esteja balanceado e alinhado.

 

3. Abasteça apenas em postos de confiança: a qualidade do combustível utilizado interfere diretamente na eficácia do veículo e a longo prazo os danos podem se tornar cada vez mais sérios. Ser vítima de um posto que comercializa combustível adulterado pode desencadear uma série de problemas. Desde um rendimento inferior, até panes no motor.

Por isso, antes de colocar o pé na estrada, verifique na rota quais são os postos confiáveis onde você pode abastecer. Se você não se programar em relação a esse aspecto, pode ter que abastecer em qualquer estabelecimento e correr o risco. 

 

4. Troque o filtro de combustível regularmente: fique atento ao filtro de combustível. Afinal, é por meio dele que impurezas são impedidas de acessar o motor e outras partes vitais do veículo. Aqui, cada fabricante orienta uma relação de troca, mas, em média, é recomendado que você realize a manutenção a cada 20 mil quilômetros rodados

 

5. Fique de olho nos freios: os freios de um caminhão se desgastam com mais rapidez do que os de outros veículos. Por conta disso é essencial dar uma atenção especial a eles. Em primeiro lugar, fique atento aos prazos de troca indicados pelo próprio fabricante. Se realizou algum transporte recente que tenha exigido mais deste item, realizar uma breve vistoria nos componentes pós viagem ajuda a eliminar possíveis falhas existentes.Preste atenção também se o caminhão faz algum barulho estranho quando os freios são acionados, ou se até mesmo os pedais estão com diferença de altura. Afinal sua segurança e a dos demais ocupantes das vias vem sempre em primeiro lugar.

Leia também: Cuidados com a quinta roda do caminhão

 

Conheça as peças para caminhão da Volvo e deixe o seu veículo sempre em dia

Você gostou do nosso conteúdo? Então você também vai gostar das peças de caminhões que separamos para você dar uma olhada. No nosso site, você também encontra peças clássicas, reman e assistência técnica para garantir a segurança e aumentar a vida útil do seu grande parceiro de estrada.

 

Confira as Peças

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar