
Freios em perfeitas condições de funcionamento evitam dores de cabeça.Porém, é possível prolongar a vida útil do sistema de frenagem do caminhão, reduzir custos com manutenções e evitar paradas desnecessárias, com apenas alguns cuidados.
Dicas para preservar o freio do caminhão:
- Revisão periódica
- Uso do VEB (Volvo Engine Break)
- Drenagem dos reservatórios
Faça revisão periódica: não espere o freio apresentar alguma alteração na hora de pisar no pedal. Revise com frequência o estado do sistema de frenagem quando iniciar e terminar um frete.
Use o VEB: desde 1994, os caminhões da Volvo são equipados com o freio motor VEB (Volvo Engine Break). Ele reduz o desgaste dos freios convencionais e aumentam a segurança nos trechos com descidas.
Drene os reservatórios: o excesso de água danifica os componentes do freio. A drenagem mantém as válvulas em funcionamento e a lubrificação do conjunto.
Além de seguir nossas dicas, para manter os freios do seu caminhão em dia, você pode contar com os sistemas da Volvo. O EBS (Electronically controlled Brake System) controla eletronicamente o efeito de frenagem. A outra opção é o Z-came, freios a tambor usados em brutos com suspensão de feixe de molas.
Tenha fretes mais lucrativos: acesse o Guia de Peças para caminhões e conheça os detalhes dos nossos itens. Veja também como conservar a embreagem em ótimo estado.