Ligue agora: 0800 643 4443

2021-10-11 - Caminhões

Tipos de caminhão: Conheça os principais modelos e tamanhos

Tipos de caminhão: Conheça os principais modelos e tamanhos

Tamanho e capacidade máxima (em peso e cubagem) compõem as principais características para classificar um modelo de caminhão. Ficando atento a elas, você tem a chave para descobrir qual é o bruto ideal para o tipo de transporte que você realiza e para a sua principal carga de trabalho. 

 

Pensando em ajudar você a escolher o veículo ideal, trouxemos estes tipos principais de caminhão, mais comuns no Brasil e nas concessionárias locais. Vamos lá? 

 

Leia também: Conheça melhor o VM, nosso caminhão para qualquer hora

 

Por que é importante escolher o modelo ideal de caminhão?

 

Quando falamos em modelo ideal, não queremos necessariamente dizer que você deve escolher o tipo mais moderno e com tecnologia de última geração. Na verdade, o bruto dos sonhos é aquele que se enquadra perfeitamente com o seu negócio

 

E para descobrir isso, é preciso analisar informações como: capacidade de carga, custo-benefício do modelo, gasto com combustível, acessibilidade de assistência técnica, valor de manutenção e até valor de seguro. 

 

Lembre-se que a escolha do tipo certo vai simplificar - e muito - a administração e gestão da sua frota inteira. 

 

Leia também: Conheça o Consórcio Volvo e invista na sua frota com praticidade e segurança

 

Veículos de cargas leves x Veículos de cargas pesadas: entenda a diferença

 

1) Veículos de cargas leves: são veículos de carga de até 14 metros de comprimento, com até dois eixos ou conjuntos de eixos, e Peso Bruto Total de, no máximo, 25,5 toneladas. Além disso, são veículos de bloco único, ou seja, não tem articulação entre a cabine e a carroceria. 

Geralmente, as capacidades dos tipos de caminhões de carga leve são as seguintes:

 

  • máximo de 3 toneladas para VUCs, ou Veículos Urbanos de Carga;

 

  • máximo de 6 toneladas para caminhões semipesados;

 

  • máximo de 14 toneladas para caminhões pesados.


 

2) Veículo de cargas pesadas: caminhões com capacidade para transportar cargas mais pesadas são, na verdade, apenas unidades tratoras, constituídas de cabine, motor e um acoplamento no chassi, denominado de quinta roda. Nesse componente, um semirreboque é conectado para o transporte da carga. Dessa forma, sua capacidade de carga depende, também, do tipo de implemento utilizado.

Quanto ao limite de cargas pesadas, o Denatran (Departamento Nacional do Trânsito) estipulou um número máximo para cada tipo de veículo:
 

  • Cavalo trucado carreta um eixo: até 33 toneladas;

  • Cavalo trucado carreta com dois eixos: até 40 toneladas;

  • Carreta com três eixos: até 46 toneladas;  48,5 toneladas

  • Carreta 3 eixos espaçados e cavalo trucado- 53 toneladas;

  • Carreta cavalo trucado com dois eixos direcionais: até 54,5 toneladas;

  • Bitrem: até 74 toneladas;

  • “Romeu e Julieta”: até 57 toneladas;

  • Treminhão: até 70 toneladas;

  • Tritrem: até 74 toneladas.

 

Leia também: Como vender seu caminhão usado?

 

Quais são os principais tipos de caminhão?

 

1. Caminhão pesado ou Truck

O Truck possui dois eixos duplos, sendo um deles na parte dianteira e o outro na traseira, este último ajudando na força do motor. Dessa forma, o modelo garante um desempenho maior. Além disso, o comprimento do pesado é por volta de 14 metros, com o peso bruto de até 23 toneladas. 

 

2. Caminhão Semipesado ou Toco

O Toco, como é popularmente conhecido, tem dois eixos. Assim como o Truck, um dos eixos está na parte traseira e o outro na dianteira. A diferença é que o modelo pesado possui mais força de motor. Além disso, o Toco também chega até os 14 metros e pesa até 16 toneladas. 

 

3. Caminhões 3/4

Já este caminhão possui o limite máximo de 4 toneladas por carga. Porém, vale ressaltar que o peso que ele suporta depende do tamanho da carroceria e da distância entre os eixos que, no caso, são 2.

 

4. Veículo Urbano de Carga

Consiste em um veículo de menor porte, mais utilizado em áreas urbanas. Os VUCs são pensados especialmente para circular nos grandes centros, que restringem a circulação de grandes caminhões. O seu tamanho varia de 2,2 metros a 6,3 metros de comprimento e possui a capacidade máxima de 3 toneladas.

 

5. Carreta

A carreta é um dos tipos de caminhão mais utilizados para o transporte de cargas. Ela possui duas partes bem definidas:o cavalo, que é onde fica localizado o motor e a cabine. Além disso, ela ainda pode estar atrelada a um ou mais semi-reboques. Dentro da categoria de carretas, existem ainda 3 divisões:
 

  • Carreta com ois eixos: chega a um comprimento máximo de 18 metros e pode transportar até 33 toneladas. A estrutura consiste em um cavalo mecânico com 2 eixos e semirreboque, com mais 2 eixos.

 

  • Carreta com três eixos: o comprimento também pode chegar a 18 metros, mas, por ter um eixo a mais, comporta um peso bruto maior: até 41,5 toneladas. Nesse caso, o cavalo mecânico também possui 2 eixos.

 

  • Carreta cavalo trucado: o comprimento é o mesmo dos dois casos acima (18 metros) e também conta com um semirreboque com 3 eixos. A diferença está no cavalo mecânico, que é trucado. Isso faz com que o veículo tenha uma estrutura reforçada que aumenta a capacidade em peso bruto, com limite de 45 toneladas.

 

6. Bitrem

Ou, como também é conhecido, Treminhão. Esse veículo possui duas articulações e uma combinação que conta com 7 eixos, garantindo uma capacidade de até 57 toneladas. Normalmente, a estrutura conta com um cavalo mecânico trucado. Também é importante notar que o Bitrem difere do Trucado em vários aspectos.

 

7. Rodotrem

A estrutura conta com 3 articulações e é formada por um cavalo mecânico trucado e dois semirreboques, que estão ligados por um equipamento chamado Dolly, atrelado à quinta roda. Ele possui uma capacidade máxima de 74 toneladas, mas, vale ressaltar, precisa de autorização especial de trânsito (AET) para circular pelas rodovias do país.

 

Leia também: Procurando ótimas condições para comprar um seminovo?

 

Confira os modelos da Volvo

 

Volvo FH 540
Um dos caminhões Volvo pesados mais vendidos do Brasil, o FH 540 é considerado objeto de desejo de motoristas e transportadores. Isso porque, além de conforto, ele oferece várias soluções voltadas à segurança e redução do consumo de diesel.

 

Um bom exemplo é o Driver Coaching. O sistema ajuda o motorista a obter a melhor resposta do caminhão. Ao fim de cada viagem, é possível checar informações relativas à performance por meio do computador de bordo.

 

O FH tem motor D13 de 12,8 litros e 6 cilindros em linha. A potência é de 540 cv, entregues entre 1.450 e 1.900 rpm, e o torque é de 265 mkgf entre 1.050 e 1.450 rpm. O câmbio é automatizado de 12 marchas.

 

Volvo FH 460

 

Essa versão tem os mesmos recursos do seu primo, FH 540. O que muda é a potência e o torque do motor Volvo D13 de 12,8 litros e 6 cilindros em linha. São 460 cv entregues entre 1.400 e 1.900 rpm e 235 mkgf de 1.000 a 1.400 rpm. O câmbio também é automatizado de 12 marchas. Além disso, o FH 460 atende operações com bitrem de 7 e 9 eixos.

 

Volvo FH 500

O modelo traz os mesmos itens de segurança das versões com motores de 540 e 460 cv. Ele também é oferecido nas configurações de tração 4x2, 6x2, 6x4, 8x2 e 8x4. Seu motor desenvolve 500 cv de potência entre  1.400 e 1.900 rpm e torque de 255 mkgf de 1.050 a 1.400 rpm. De série o câmbio é automatizado de 12 marchas.

 

Leia também: Como saber a hora de trocar seu caminhão

 

Querendo escolher o modelo de caminhão perfeito para você?

 

Você gostou do nosso conteúdo? Então você também vai gostar de saber que a Volvo tem modelos incríveis esperando por você. São novos e seminovos com assistência técnica garantida e peças de alta qualidade.


Quero conferir!

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar