
O primeiro e o último dia de feriados prolongados costumam ser sinônimo de engarrafamento nas estradas, envolvendo tanto carros quanto caminhões e ônibus. Fugir totalmente do alto fluxo de veículos é inviável, mas é possível escolher horários que costumam ser um pouco mais tranquilos.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) costuma fazer levantamentos e previsões de como será o movimento nas estradas em alguns feriados e, fazendo uma média dos horários sugeridos pela Companhia, é possível ter ideia de quais os melhores e piores momentos para pegar a estrada:
- Em vésperas de feriados prolongados, o pico costuma ser às 20h, quando a maioria dos motoristas sai do trabalho e vai viajar;
- No primeiro dia de feriado, as estradas costumam estar cheias perto das 10h da manhã;
- Já no último dia, as estradas costumam ter alto fluxo de veículos o tempo todo. Entretanto, ele costuma ser maior no final da tarde.
- Os horários que tendem a ser mais tranquilos são as madrugadas (da 00h00 às 6h da manhã) e a tarde do primeiro dia de feriado.
Lembre-se de só dirigir durante a madrugada se estiver muito bem descansado! Dessa forma, você evita acidentes e tem uma viagem tranquila. Por isso, é só dormir bem, estar com a manutenção do pesado em dia e pegar a estrada.
Para ver mais dicas do mundo estradeiro, fique ligado aqui no blog e siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram
Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.