
Segundo o Ministério da Saúde, são registradas aproximadamente nove mil mortes por ano, causadas por sonolência dos motoristas. Diante desse cenário, com o objetivo de evitar acidentes, recentemente, começou a ser testado em Minas Gerais o Sonômetro: um aparelho que é capaz de medir o sono dos condutores.
Para reforçar a fiscalização nas estradas, o dispositivo está sendo usado junto aos bafômetros, porém a polícia ainda não pode multar os estradeiros baseada no equipamento, pois ele ainda está em fase de teste. Por isso, sua função por enquanto, é conscientizar os motoristas sobre a importância de fazer suas paradas para descanso e cumprir as jornadas de trabalho sem ultrapassar o total de horas previsto por lei.
O Sonômetro foi projetado por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e seu funcionamento lembra uma balança, que avalia a instabilidade do motorista. Então, um servidor analisa os dados e transforma isso em um gráfico (quanto mais sono tiver o motorista mais as linhas do gráfico ficam espalhadas).
Recursos como esse são muito importantes para manter a segurança nas estradas, mas todos os precisam fazer sua parte.
E você volveiro, conhece alguma ação de conscientização e segurança no trânsito? Conte para nós!
Continue fazendo sua parte mantendo a manutenção do seu bruto em dia sempre com peças genuínas. Clique aqui e aproveite nossas ofertas.