
Uma prática que tem virado moda entre os caminhoneiros é o arqueamento das caçambas. Querendo deixar o caminhão com estilo parecido ao dos veículos que participam de campeonatos de truck, alguns motoristas têm modificado o posicionamento da caçamba, prejudicando a suspensão e trazendo risco às suas viagens.
As modificações feitas são, basicamente, a inserção de calços ou molas adicionais que provocam uma diferença significante entre altura das partes dianteira e traseira do caminhão, deixando-o arqueado.
Essa moda vem movimentando discussões polêmicas entre os estradeiros. Há alguns defensores da prática que afirmam que essas alterações trazem mais estabilidade à direção. Porém, especialistas e autoridades de trânsito apontam que essas mudanças afetam a segurança dos viajantes, já que compromete a durabilidade do caminhão.
Na prática, os eixos dianteiros ficam sobrecarregados com o peso da carga e, assim, desgastam-se mais rápido. Além disso, a suspensão dianteira fica bastante prejudicada e, por estar frágil e instável por conta do sobrepeso, pode causar acidentes ao passar por terrenos irregulares e até durante curvas.
É importante lembrar que, de acordo com as atualizações do Contran feitas em 2014, modificações como essa estão proibidas assim como o rebaixamento dos veículos. A regulamentação permite apenas a instalação de um sistema de tração ou inclusão e exclusão de eixos auxiliares.
Lembre-se Volveiro: prefira as condições originais do seu bruto e busque mantê-lo equipado com peças genuínas de fábrica. E, para isso, clique aqui e confira nossas ofertas.
Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.