Ligue agora: 0800 643 4443

2017-03-24 - Notícias

Regras para transportar cargas perigosas

Regras para transportar cargas perigosas

       De acordo com a legislação, existem muitos pontos de atenção para o companheiro que carrega produtos considerados perigosos, como combustíveis e produtos químicos. Pensando em ajudar todos os motoristas que estão na rodagem a não ficarem expostos ao perigo, levantamos algumas informações importantes. Vale ressaltar ainda que para carregar cargas desse tipo é preciso ter carteira nas categorias D ou E. É preciso, também, ter mais de 21 anos, nunca ter cometido infração grave ou gravíssima nem ser reincidente nas médias no últimos 12 meses e ter o curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), de acordo com o exigido pelo Contran.

         Uma das principais causas apontadas nos acidentes com cargas perigosas é a imprudência, geralmente causada pela ansiedade de entregar em um horário determinado nas empresas, mas não esqueça: dirija sempre descansado, durma bem e não rode além das horas estipuladas. Todas as cargas precisam estar bem embaladas, de acordo com o tipo de produto, e você precisa ter o documento com as informações do que é levado. É necessário levar uma declaração de carga onde consta a descrição do produto. Além disso, instruções por escrito de como agir em casos de acidente, que indiquem exatamente quais procedimento executar. O motorista precisa carregar também o seu comprovante de conclusão do curso MOPP. Fora isso, é preciso levar as demais declarações e licenças necessárias. 

         Seu bruto precisa rodar com placas, de acordo com normas da ABNT, que deixem claro o tipo de produto transportado. Você pode conferir os modelos abaixo:

         Para conferir mais informações, você pode acessar o material da ANTT, aqui. Continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

 

 

 

 

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar