Ligue agora: 0800 643 4443

2019-03-01 - Notícias

Paraguai proíbe a entrada de bitrens brasileiros


Paraguai proíbe a entrada de bitrens brasileiros

A entrada de carretas bitrens brasileiras no Paraguai está suspensa desde janeiro deste ano. A decisão foi tomada pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai e revoga uma resolução de 2018 que autorizava a circulação desse tipo de veículo pela rota 5, corredor graneleiro que liga a cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, com o porto de Concepción, a 215 km da fronteira. A partir de agora, o transporte só pode ser feito com caminhões convencionais.

 

A resolução já estava suspensa há cerca de um ano, após uma série de protestos organizados por caminhoneiros locais, que alegavam concorrência desleal. De acordo com eles, a entrada dos bitrens brasileiros com soja seria o início de um movimento que acabaria afetando o poder de competição das transportadoras paraguaias.

 

A medida praticamente inviabiliza a exportação de soja por Concepción, que em 2017 recebeu uma reforma para receber as cargas de soja do Mato Grosso do Sul e exportá-las para a Argentina. De acordo com representantes brasileiros da área de transporte, entretanto, a medida não deve afetar as exportações sul-mato-grossense, que foram pequenas em 2017, totalizando 50 caminhões de soja.

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar