Ligue agora: 0800 643 4443

2017-03-20 - Curiosidades

Para que serve o exame psicotécnico?

Para que serve o exame psicotécnico?

Você sabe para que serve o exame psicotécnico? Muita gente acha desnecessário ou não vê sentido em fazer os famosos risquinhos, porém, o teste psicotécnico é essencial. Automóveis são máquinas muito potentes que, se usadas de forma errada ou por pessoas não preparadas, tornam-se armas.

 

O que o exame psicotécnico avalia?


Algumas das características avaliadas são:

  • Concentração;
  • Tolerância e ansiedade;
  • Agilidade no raciocínio;
  • Facilidade em seguir regras.

 

Todos esses itens são fundamentais para um motorista profissional. Existem muitas discussões sobre o formato ideal para realizar o exame, mas a única certeza comum é que os testes psicológicos são de extrema necessidade.

 

Atualmente, há um projeto de lei que sugere estender a aplicação do exame ao momento da renovação da carteira de habilitação. Isso já acontece para as carteiras C, D e E e, se o projeto for aprovado, passará a ocorrer com todos os motoristas. Essa medida pode ser útil para promover avaliações mais certeiras já que, ao fazer o exame pela 1ª vez, o estado psicológico do candidato pode não ser o mesmo que no momento do pedido da segunda via da CNH. Por isso, o ideal seria realizar avaliações constantes como é feito, por exemplo, para a renovação de porte de armas, que acontece a cada 3 anos. 

 

Assim como é preciso estar psicologicamente preparado para trabalhar como motorista, é necessário ter um bruto igualmente pronto para todos os momentos. Por que não pensar no seu novo Volvo? Clique aqui e aproveite nossas ofertas de seminovos.

 

 

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar