Ligue agora: 0800 643 4443

2018-12-20 - Notícias

Conheça os novos limites de emissão para ônibus e caminhões previstos para 2022

Conheça os novos limites de emissão para ônibus e caminhões previstos para 2022

As novas regras para emissão de gases e ruídos em caminhões e ônibus entrarão em vigência no dia 1º de janeiro de 2022. As normas são correspondentes ao Euro 6 e apontam que o limite para emissões de Óxidos de hidrogênio NOx, que anteriormente era de 2 g/kWh, agora é de 0,4 g/kWh.

 

Inicialmente, a mudança será exigida apenas em modelos recém fabricados (e inéditos) e em 2023 será estendida a todos os veículos que estiverem saindo das fábricas.

 

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) afirma que, ao seguir o plano do Euro 6, o Brasil pode reduzir até 99% das emissões de gases poluentes. Isso é extremamente importante não só para o meio ambiente mas também para a saúde da população, já que ajuda na redução do índice de problemas cardíacos e/ou respiratórios como câncer de pulmão, asma, doença cardíaca isquêmica e AVC (acidente vascular cerebral).

 

Para auxiliar nesse processo, os veículos devem contar com um sistema parecido com o “start-stop” de motos e carros, no qual o motor é desligado automaticamente ao parar e é ligado novamente assim que o freio for liberado. A diferença será que nos pesados, o sistema desligará o motor apenas após um período inativo de 5 minutos.

 

Já a redução de ruídos será realizada em 3 etapas: 2022, 2027 e 2032. Em 2022, o limite indicado será de 75 dB a 80 dB para veículos de transporte de passageiros e de 77 dB a 82 dB para transporte de carga.

 

Acompanhe mais novidades do mundo estradeiro através do blog e também em nossos perfis nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar