2022-04-08 - Caminhões

Dirigir no verão: 5 dicas para manter o ar condicionado do seu bruto funcionando às mil maravilhas

Dirigir no verão: 5 dicas para manter o ar condicionado do seu bruto funcionando às mil maravilhas

Já faz algum tempo desde que o ar condicionado deixou de ser um item de luxo para se tornar um item de conforto básico, principalmente para caminhoneiros que costumam dirigir no verão ou viajam para cidades que são quentes o ano inteiro.

No entanto, para que a cabine se torne um ambiente com qualidade térmica, não basta apenas ter um caminhão com ar condicionado. Na verdade, você precisa garantir que o seu ar esteja completamente operacional - e nós, da Volvo, podemos ajudar você a fazer isso da melhor forma.

Confira o conteúdo a seguir.

Caminhão com ar condicionado: 5 dicas para manter o sistema funcionando às mil maravilhas

1 - Substitua periodicamente o filtro de cabine

O filtro de cabine foi criado justamente para auxiliar o funcionamento do ar condicionado do caminhão. É nele que partículas de poeira e impurezas ficam retidas, impedindo que o motorista tenha contato direto com elas.

Apesar de não haver um tempo mínimo ou máximo especificado para a troca do filtro, alguns fatores podem acelerar o seu desgaste, como trafegar constantemente por estradas de terra, fazer viagens longas demais e engarrafamentos. Se você se encaixa em pelo menos uma dessas situações, sugerimos que marque já uma revisão para monitorar o filtro de cabine.

2 - O inverno chegou? Ligue o ar mesmo assim

Não fique muito tempo sem ligar o seu ar condicionado - mesmo que seja inverno. Isso porque, caso o sistema fique muito tempo sem funcionar, as chances de acumular sujeira no filtro aumentam, o que prejudica o desempenho do seu ar e diminui a durabilidade.

Fazendo o sistema funcionar de vez em quando, você estimula a circulação de ar e dispersa as impurezas acumuladas no filtro. O ideal é que o sistema seja ligado pelo menos uma vez por semana. 

Leia também: Qual a função da válvula termostática?
 

3 - Cuidado ao ligar o ar em veículo que ficou sob o sol forte

Pense no seguinte cenário com a gente.

Estamos no auge do verão. Você faz a sua parada para almoçar e estaciona o veículo sob o sol do meio-dia. Depois, retorna ao seu bruto e vê que na cabine está fazendo um calor daqueles. Qual é o seu primeiro instinto? Fechar as janelas e ligar o ar na potência máxima.

Bem, saiba que essa prática pode prejudicar o ar condicionado do seu caminhão, pois faz com que o sistema se esforce muito para combater o calor excessivo. Dessa forma, o melhor a fazer quando você se deparar com uma cabine escaldante é abrir as janelas e deixar o ar circular por alguns minutos, retirando o ar quente. 

Depois é só ligar o ar condicionado e aproveitar.

Leia também: Dicas para manter o ar-condicionado por mais tempo

 

4 - Desligue o ar antes de terminar a viagem

Quando estiver chegando ao seu destino, tente desligar o ar com pelo menos 10 minutos de antecedência. Assim, o sistema de refrigeração para de funcionar, evitando o acúmulo de umidade na tubulação e eliminando a possibilidade de proliferação de fungos e bactérias no sistema. 

Leia também: Top 3 dicas para limpar seu caminhão

 

5 - Agende revisões periódicas

Você se preocupa em realizar revisões do motor e dos freios, certo? Então por que seria diferente com o ar condicionado?

Afinal essa peça também faz parte do seu bruto e garantir o seu funcionamento é de extrema importância, principalmente para o seu conforto. Sendo assim, não espere surgir um problema ou uma emergência. Agende periodicamente uma revisão, preferencialmente a cada 6 meses ou 30 mil quilômetros rodados. 

Leia também: Cuidados para viagem de caminhão com a família

 

O que você achou deste conteúdo? 

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e achado as informações úteis. Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, fique atento ao nosso blog. 

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar
Faltam:
para a maior promoção do ano