2022-04-07 - Caminhões

Motor do Caminhão: 7 dicas para uma boa manutenção

Motor do Caminhão: 7 dicas para uma boa manutenção

Não é segredo para ninguém que o destino do bruto é viver na estrada - e isso significa percorrer centenas ou até mesmo milhares de quilômetros em um curto período de tempo. Para que isso aconteça de maneira segura, sem colocar você e o seu veículo em risco, é essencial manter a manutenção do motor em dia. 

Além de diminuir as chances de acidentes durante as viagens, revisar o motor do caminhão também garante o prolongamento da vida útil do sistema, elimina as paradas indesejadas, aumenta a sua segurança e ainda ajuda o seu bolso a economizar com emergências. 

Sim, nós sabemos que o tempo entre uma viagem e outra é curto e que isso pode se tornar o principal ponto de dificuldade na hora de fazer a manutenção do seu motor. No entanto, separe um momento para as revisões periódicas e encare-as como um investimento a longo prazo. 

Manutenção do motor: confira 7 dicas para mantê-la em dia

1 - Entenda o motor como o “coração” do seu bruto

Assim como o coração, o motor está longe de ser a única peça “fatal” do seu caminhão. No entanto, ele é o grande responsável por manter tudo funcionando (sem ele, você não conseguirá nem ao menos dar a partida). 

Dessa forma, se precisar escolher um sistema para dar maior atenção na primeira manutenção, opte pelo motor, mas tenha em mente que outras peças para caminhão também precisam ser revisadas periodicamente.

2 - Dê atenção especial para a troca de óleo

O motor necessita de boa lubrificação para funcionar bem. Por isso é tão importante redobrar a atenção na troca de óleo.

Se você pular essa etapa da manutenção, você aumenta o atrito entre as peças móveis do motor, elevando a temperatura e causando um desgaste prematuro no sistema. No fim das contas, quem vai sentir o prejuízo é o seu bolso. 

3 - Não deixe de checar o sistema de refrigeração

Você realizou a troca de óleo. Ponto positivo para você!

Porém, mesmo tomando essa medida de prevenção, o aquecimento do motor poderá acontecer. Sendo assim, para evitar acidentes causados pelo superaquecimento, é preciso que o sistema de refrigeração esteja funcionando bem - inclusive, esquecer de conferir o nível de água no reservatório é uma das principais causas do problema no mundo dos caminhoneiros.  

Leia também: O que fazer sobre vazamento de água do radiador

4 - Evite transportar peso excessivo

Muitos problemas podem acontecer ao carregar seu bruto com peso excessivo, como, por exemplo, a perda de força no motor. 

É claro que os caminhões são feitos para fazer bastante força, subindo ladeiras e enfrentando todo tipo de estrada carregando muito peso. No entanto, forçar o seu bruto a trabalhar mais do que ele foi projetado para fazer pode trazer problemas.

Atente-se aos sinais de cansaço ao subir ou descer uma serra ou ao dar a partida. Se você notar que é algo recorrente, não force o motor. Busque um mecânico de confiança para realizar um check-up geral. 

Leia também: Como descobrir se seu caminhão está com algum problema mecânico?

5 - Observe fumaças com cores estranhas

Motores a diesel podem produzir muita fumaça com cores distintas dependendo do problema que está ocorrendo. É comum que motores mais antigos, mesmo em bom estado, produzam um pouco de fumaça com uma cor acinzentada, nem muito escura nem muito clara. Já motores atuais em perfeito estado praticamente não possuem coloração na fumaça.

Agora, se a fumaça estiver muito escura, pode ser sinal de que a relação de combustível está incorreta (mistura rica) devido a problemas no sistema de injeção, ou existe falha no sistema de escape. Esses indícios podem gerar problemas graves se não forem investigados.

No entanto, se há fumaça com coloração azul é sinal de queima excessiva de óleo lubrificante. O motor deve ser verificado, pois pode haver desgaste nas camisas, pistões e seus anéis.

Leia também: Fatores que comprometem a suspensão do seu caminhão

6 - Fique de olho nas escovas

Sensação de “peso” durante o giro inicial do motor de partida? Saiba que esse problema é característico de defeito nas escovas do motor de partida. Essas peças têm como função facilitar os giros do motor e tendem a se desgastar mais com o tempo em relação a outros componentes. A boa notícia é que elas são fáceis de serem substituídas.

7 - Não deixe a manutenção para a última hora

Para uma boa manutenção do motor do seu bruto não procure o mecânico apenas em emergências ou quando algo está errado. O segredo para manter a longevidade do seu caminhão e a sua segurança na estrada é realizar revisões periódicas, mesmo quando aparentemente está tudo bem. 

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Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo e achado as informações úteis. Para ficar por dentro de mais artigos como este, fique atento ao nosso blog. 

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