
Ao contrário do que muitos profissionais acreditam, a válvula termostática é indispensável para o controle do consumo de combustível do seu bruto. Para deixar mais clara sua importância, vamos falar um pouco mais sobre os detalhes do seu funcionamento.
A válvula termostática serve, basicamente, para regular a temperatura do motor evitando superaquecimento ou superrefrigeração. Ela controla o estado térmico e libera o fluxo do líquido interno mantendo o equilíbrio térmico do motor.
Existem sistemas de controle de temperatura que utilizam processos eletrônicos para fazer alterações no tempo de injeção ou avanço de ignição, por exemplo. E sem a válvula termostática, esse trabalho seria prejudicado.
Há, ainda, módulos em que a válvula tem dupla função, liberando o fluxo internamente ao fechar e mandando o líquido para o radiador ao abrir. Nesses mecanismos a válvula controla o momento e local certo para o disparo do líquido. Sem ela, o fluxo se divide e deixa de ser suficiente para manter a troca térmica ativa.
Por essas razões, é importante manter a válvula termostática e deixar sua manutenção sempre em dia.
Para continuar acessando nossas dicas de estrada e cuidado com o seu bruto, acompanhe o blog e siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram