2022-05-05 - Caminhões

Saúde do caminhoneiro: 5 dicas para melhorar a postura ao dirigir

Saúde do caminhoneiro: 5 dicas para melhorar a postura ao dirigir

Dirigir um caminhão significa passar muitas horas dentro de uma cabine, cumprir prazos apertados, lidar com diversos riscos de percurso, alguns clientes exigentes e outras diversas demandas que acabam tornando essa função bastante desafiadora. Conviver com tudo isso sem os cuidados necessários pode afetar a saúde do caminhoneiro e transformar essa atividade em algo menos simples do que muitos pensam. 

 

Muitas vezes, os caminhoneiros acabam negligenciando a própria saúde, por falta de tempo e melhores condições de trabalho, e, como resultado disso tudo, uma das partes do corpo que mais sofre com essa rotina é a coluna do motorista. Conforme um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), 16% dos motoristas de transporte de carga sofrem com dores na coluna e problemas posturais.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para melhorar suas longas viagens. Boa leitura!

 

5 dicas para melhorar a postura ao dirigir

 

1. Mantenha seu banco sempre alinhado

 

Ao entrar no caminhão, você se lembra de ajustar o banco para deixá-lo na posição ideal para dirigir? É muito comum esquecer desse detalhe, mas saiba que ele faz uma enorme diferença para a sua postura e coluna. 

 

Por isso, lembre-se: antes de dar a partida no caminhão, é muito importante alinhar o corpo em uma posição em que seus braços e pernas fiquem confortáveis e exijam pouco esforço na hora de fazer seus movimentos rotineiros. O ângulo do encosto do banco deve ficar entre 100 e 120 graus, ligeiramente inclinado e nunca reto ou deitado demais.

 

Outro ponto importante é a distância do volante, que precisa ser compatível com a estatura e as características físicas do motorista.

 

A melhor posição para se dirigir por longas horas é com as pernas levemente dobradas, bem como os braços. E um encosto para a cabeça é bem-vindo, já que ele evita lesões à região cervical.

 

Leia também: Como proteger a visão na estrada

 

2. Utilize um apoio para os braços

 

Poucos pessoas sabem, mas os braços dos condutores sofrem muito em trajetos mais longos. Isso porque eles ficam muito tempo elevados e esticados, e como resultado disso podem surgir dores que ficam cada vez mais fortes e constantes. Pensando nisso, opte sempre por modelos de caminhão desenvolvidos para proporcionar maior conforto através de apoios apropriados.

 

Mas se o seu caminhão não possui apoio para os braços, é possível adquiri-lo com facilidade. 

 

Ao utilizar o apoio lembre-se que os cotovelos devem ficar ligeiramente curvados e apoiados o tempo todo, isso dará firmeza aos braços e diminuirá os esforços feitos pelos braços.

 

Leia também: Como evitar o sobrepeso e manter a saúde nas estradas

 

3. Dê preferência por apoiar os calcanhares no assoalho do veículo

 

Você sabia que deixar os pés sem apoio por muito tempo e na mesma posição pode causar lesões graves no tornozelo, panturrilha e joelho?

 

Isso mesmo, mas pode ficar calmo, pois para evitar esse tipo de problema, basta manter o calcanhar apoiado no “piso” do caminhão, já que dar um descanso aos pés é fundamental.

 

Outra dica importante é utilizar calçados corretamente e confortáveis enquanto dirige. Ou seja, opte sempre por um par de tênis confortável, e dê preferência aos que contêm amortecedores, já que eles amenizam os efeitos de apoio dos pés e dos movimentos de aceleração e frenagem. 

 

E lembre-se: nada de dirigir descalço ou de chinelos e sandálias, pois isso pode prejudicar a saúde de suas pernas e coluna.

 

Leia também: Como é a aposentadoria especial para caminhoneiros?

 

4. Ajuste o cinto de segurança com frequência

 

Este é um ponto que poucas pessoas consideram e que pode sim comprometer a posição ao dirigir quando mal ajustado, além de colocar a segurança do caminhoneiro em risco quando usado de forma inadequada. Sim, estamos falando dele: o cinto de segurança. Muitas pessoas não sabem, mas ele deve ser ajustado de acordo com a estatura de cada condutor.

 

Quando o ajuste do cinto é negligenciado, ele pode fazer o motorista ficar em uma postura inadequada ou torta, o que invalida todas as recomendações mencionadas até agora. Por isso, sempre ajuste o seu cinto de segurança antes de pegar a estrada.

 

Leia também: Como motoristas de caminhão podem praticar direção defensiva

 

5. Faça pausas durante o dia e alongue-se

 

E por último, mas não menos importante: planeje sempre pausas para alongamentos e descanso. 

 

Nossa recomendação é que você faça uma pausa de 15 minutos a cada duas horas no volante. Essas pausas não  devem depender de você já estar muito cansado, pelo contrário, mesmo que você esteja se sentindo bem, programe suas pausas e as siga corretamente, já que esticar o período de trajeto pode causar lesões a médio prazo.

 

Ao realizar as paradas, estique mãos, braços, ombros, pernas, pés, costas e quadril com ligeira intensidade para aliviar músculos e tendões. Logo após, descanse um pouco e já estará pronto para voltar a dirigir. 

 

Não se esqueça: Essas paradas são imprescindíveis para conservar sua saúde durante as viagens.

 

Leia também: 5 dicas para pegar a estrada no calor

 

O que você achou deste conteúdo? 

 

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e achado as informações úteis. Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, fique atento ao nosso blog

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar
Faltam:
para a maior promoção do ano