2022-05-19 - Caminhões

Confira 4 dicas para dirigir na neblina

Confira 4 dicas para dirigir na neblina

Quem nunca se sentiu apreensivo ao ver uma grande neblina à sua frente, não é mesmo? Pois saiba que a neblina é normal durante as estações mais frias do ano. Este acontecimento ocorre devido às baixas temperaturas, que durante a noite e madrugada —através da queda repentina da temperatura do ar— causam modificações na umidade e nas partículas de água no ar e formam uma intensa nebulosidade. 

 

Este fenômeno da natureza pode deixar a paisagem muito mais charmosa para quem vê, mas para quem está dirigindo, principalmente um caminhão, ele significa atenção redobrada na estrada e nos outros automóveis.

 

Pensando nisso, neste post você verá dicas de como dirigir em trechos nebulosos de forma em que você não comprometa a sua integridade e nem a de outros motoristas. Continue lendo!

 

1. Mantenha sempre a concentração!

 

Com ou sem neblina, é fato que o motorista deve sempre se manter atento na estrada, mas quando é possível notar com antecedência as transformações climáticas e a chegada da neblina, é mais fácil evitar que possíveis transtornos não aconteçam. 

 

Uma dica importante é sempre conferir a previsão do tempo e as condições metereológicas do seu destino e das cidades que fazem parte da sua rota!

 

Ainda sobre concentração: Esteja sempre atento às faixas pintadas e diminua sempre a sua velocidade, dessa maneira você corre menos riscos e também não coloca outros automóveis em risco. Ao pegar a estrada, tenha sempre em sua mente que existem outras vidas que estão dirigindo junto com você, por isso, esteja sempre alerta e concentrado no seu trajeto. Seja um motorista responsável!

 

Leia também: Cuidados para viagem de caminhão com a família

 

2. Não esqueça de acender as suas luzes!

 

Não esqueça de acender os seus faróis durante trechos com neblina! Mesmo durante o dia, é importantíssimo que você os mantenha acesos. Mas lembrem-se: os mantenha sempre em baixa intensidade, até mesmo no período da noite, já que, naturalmente, as lanternas já causam um certo incômodo visual e durante a neblina isso pode ser ainda mais prejudicial aos motoristas. 

 

Uma dica importante é manter sempre seu farois com a manutenção em dia, já que dessa maneira você pode evitar imprevistos e acidentes!

 

E lembre-se: use o pisca alerta apenas quando parar ou quando for necessário durante congestionamentos.

 

Leia também: Conheça os perigos que o excesso de carga pode causar para o caminhão

 

3. Se a neblina estiver muito forte, pare em lugar seguro e espere!

 

Muito mais importante que prazos de entrega ou qualquer outra coisa é a sua segurança e a sua vida! Por isso, se a neblina estiver atrapalhando muito a sua visibilidade, não fique em dúvida: estacione em um local seguro e espere. 

 

Mas lembre-se: Jamais pare na via ou no acostamento! Essas são vias que devem ficar desimpedidas caso um veículo de emergência precise dela. 

 

Durante períodos de muita nebulosidade, procure um posto de gasolina, um gramado ou alguma outra área para estacionar o seu bruto. Mantenha a calma e espere a neblina baixar, até que a visibilidade retorne. 

 

Leia também: 6 dicas para dirigir a noite com segurança

 

4. Continue respeitando os limites de velocidade da via!

 

Essa recomendação é essencial para todos os momentos, porém ela deve ser levada mais a sério ainda se você está guiando sob nevoeiros. Além de evitar multas e colisões, é importante saber que os limites de velocidade foram previstos a partir de um estudo detalhado da pista.

 

Além disso, durante a neblina o procedimento defensivo chamado de distância de frenagem é ainda mais importante, já que ele corresponde ao tempo gasto para parar o caminhão em situações de emergência. Por isso, a dica é evitar trafegar muito próximo aos veículos da frente, o que garantirá que você faça manobras e frenagens com mais segurança.

 

Leia também: Fatores que comprometem a suspensão do seu caminhão

 

O que você achou deste conteúdo?

 

Agora que você já sabe mais sobre como dirigir com neblina, nós esperamos que você tenha uma ótima performance com o seu bruto e chegue com segurança ao seu destino! 

 

Gostou do nosso artigo e achou as informações úteis? Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, fique atento ao nosso blog

 

 

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar
Faltam:
para a maior promoção do ano