
Desde junho de 2015 uma resolução do CONTRAN determina que os motoristas devem ter um curso específico para transportar cargas indivisíveis. São cargas maiores, como blocos de rocha, toras, guindastes e outros artigos com grandes dimensões em peso e comprimento. Os motoristas que forem parados sem a comprovação de estar habilitados pelo treinamento serão impedidos de continuar a viagem e pagarão multa.
O principal foco deste curso é, além das regulamentações do CONTRAN e do DNIT, preparar o caminhoneiro para os riscos que ele pode enfrentar ao fazer o carregamento desse tipo de carga. São 50 horas de duração total de todas as aulas, durante 5 dias de uma semana. Existem alguns pré-requisitos para poder se matricular, que são: ser maior de 21 anos, ter habilitação no mínimo categoria C ou E, não possuir nenhuma infração grave, gravíssima ou ter cometido infração média mais de uma vez nos últimos 12 meses.
O curso é oferecido em algumas entidades credenciadas pelo Detran e gratuitamente no SEST SENAT. Após assistir as aulas e concluir o treinamento, é preciso solicitar uma segunda via da habilitação, porque nesta nova CNH irá constar a liberação para exercer esta função de transportador de cargas indivisíveis.