2022-05-26 - Caminhões

Carga fechada: O que é e quais as suas características

Carga fechada: O que é e quais as suas características

Motoristas de todo o Brasil realizam o transporte de cargas diariamente, em diferentes cidades, estados e até mesmo fora do país. Esses transportadores se dividem por modos e tipos de serviços diferentes para dar conta de distintas demandas. Um dos modais mais utilizados é o rodoviário, e o serviço de transporte com maior demanda é o convencional.

 

as cargas transportadas podem ser divididas em fracionadas e fechadas, por isso nesse post iremos falar um pouco mais sobre carga fechada.

 

Mas então, o que é carga fechada?

 

Na modalidade de frete mais comum, conhecida como carga fracionada, o veículo transporta mercadorias de diversos clientes que serão entregues a diferentes destinatários. Dessa forma, são feitas diversas paradas ao longo do caminho para realizar as entregas.

 

Leia também: Conheça os perigos que o excesso de carga pode causar para o caminhão

 

na carga fechada, o destino é um só, já que o veículo leva apenas a carga de um único destinatário. Por isso, este tipo de carga também é chamada de: carga dedicada, consolidada ou lotação.

 

Em que situações a carga fechada é indicada?

 

Agora que você já sabe o que é carga fechada, veja quais são as situações em que ela é indicada.

 

1. Quando a carga é volumosa o suficiente para ocupar todo o veículo

 

Muitas vezes quando a carga é volumosa e ocupa todo o espaço do veículo, é mais interessante optar pela carga fechada. Já que assim a entrega é mais rápida e em alguns casos o preço é mais vantajoso.

 

2. Quando a mercadoria precisa ser transportada isolada das demais

 

Alguns tipos de produtos devem obrigatoriamente ser transportadas isoladas de outras por conta das suas especificidades. Um exemplo disso são os itens com características tóxicas ou que oferecem riscos de contaminação. Nesses casos o tipo de transporte deve ser o de carga fechada.

 

Leia também: Seguro para transporte de carga vale a pena?

 

3. Quando há urgência na entrega

 

Em alguns casos, o remetente deseja que a carga chegue rapidamente ao destinatário, sendo assim a carga fechada a opção mais viável. Já que, na carga fracionada o processo é um pouco mais lento devido às diversas paradas e desvios realizados durante as entregas.

 

Leia também: Manutenção preventiva, preditiva e corretiva de caminhões: Quais as diferenças

 

4. Quando o remetente não deseja que a carga passe por muitas paradas

 

Por diferentes razões, em alguns casos, o remetente não deseja que a carga passe por muitas paradas e processos de embarque e desembarque. E como na carga fechada os produtos saem do ponto de origem e partem direto ao destinatário, sem muito manuseio, essa é a melhor opção nesses casos.

 

Quais são as diferenças entre carga fracionada e carga fechada?

 

A principal diferença entre esses modelos é que, na carga fracionada, o veículo não é usado exclusivamente por um embarcador, ou seja, o espaço de um mesmo caminhão e as entregas são pulverizadas entre diversos clientes. Criando dessa forma, uma rota maior para o entregador, o que demanda um maior tempo para a realização de todas as entregas. Já na carga fechada, o caminhão possui um único destinatário.

 

Para muitas empresas — em grande parte, e-commerces —, a modalidade de carga fracionada é a única opção de transporte, já que elas geralmente lidam com remessas pequenas e em um volume menor. Sendo assim, elas dificilmente conseguem preencher um veículo somente com os pacotes de seus clientes. 

 

Quais são as principais características do transporte de carga fechada?

 

Como vimos, existem situações em que o transporte de carga completa é o mais indicado por diferentes motivos. E para você saber um pouco mais sobre a caraga fechada, separamos algumas das principais particularidades desse sistema abaixo:

 

  • Exclusividade do veículo

 

Ao contratar este tipo de serviço, um caminhão exclusivo é preparado e reservado para o remetente, de acordo com os requisitos da mercadoria. 

 

  • Agilidade na entrega

 

Com o transporte de carga fechada, a rota a ser feita é desenhada de acordo com a localização do destinatário. Como não existem outras paradas previstas, a carga é embarcada e retirada somente no cliente, o que agiliza a operação. 

 

  • Boa relação custo-benefício

 

Para o cliente que tem uma alta demanda, o transporte de carga fechada oferece bom custo-benefício. Isso porque ele proporciona:

 

  • Consumo de combustível otimizado — em comparação às entregas fracionadas, as rotas tendem a ser mais curtas;

  • Menor ociosidade do veículo;

  • Menos mão de obra e ferramentas para lidar com as etapas intermediárias;

  • Menor cobrança de tarifas.

 

  • Maior conservação do caminhão

 

Muitas paradas ao longo do trajeto para distribuir cargas fracionadas contribuem para o desgaste dos veículos e pneus. Em decorrência disso, caminhoneiros e empresas têm uma despesa maior com manutenção e troca de peças.

 

Leia também: Motor do Caminhão: 7 dicas para uma boa manutenção

 

Já no transporte de carga fechada, os profissionais conseguem acomodar as mercadorias no caminhão de maneira segura, aproveitando ao máximo o espaço da carroceria e realizando menos paradas, uma vez que possuem um único destinatário. Esses fatores colaboram para um melhor uso dos caminhões e otimizam os custos com a frota.

 

O que você achou deste conteúdo? 

 

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e achado as informações úteis. Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, fique atento ao nosso blog

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar
Faltam:
para a maior promoção do ano