Ligue agora: 0800 643 4443

2019-01-21 - Curiosidades

Como o Volvo FH16 puxou 750 toneladas

Como o Volvo FH16 puxou 750 toneladas

Você tem ideia de quanto significa 750 toneladas? Esse é o peso de 150 elefantes adultos, de 57 caminhões Volvo FH16, 4 aviões Boeing 747 Jumbo ou também de 350 carros Volvo XC90. Parece impossível que um caminhão consiga tracionar e carregar esse peso, não é? Porém, isso aconteceu e nós da Volvo registramos tudo.

 

No Porto de Gotemburgo (Suécia) 40 contêineres cheios de peças de reposição da Volvo foram colocados sobre 20 reboques e formaram um comboio de 300 metros de comprimento. Somado ao caminhão, pesavam 750 toneladas ao todo. A missão? Pegar toda essa carga de 750 toneladas parada e colocá-la em movimento, percorrendo 100 metros.

 

Quem conduziu o veículo de dentro da cabine foi Magnus Samuelsson, o homem mais forte do mundo, acompanhado do jornalista especializado em caminhões Brian Weatherley. Segundo Samuelsson, "poucas coisas chegam perto da sensação de superação e vitória sobre as limitações físicas de uma pessoa. Já enfrentei desafios dificílimos ao longo dos anos, mas este é de longe o mais pesado".

 

O desafio foi possível não só graças à força e robustez FH16, mas também à transmissão I-Shift e às marchas super-reduzidas do caminhão. "No mercado de caminhões produzidos em série, não há nada igual à tração inicial da I-Shift com marchas super-reduzidas. A nova relação dessas marchas permite transportar cargas extremamente pesadas, sair da imobilidade em terrenos difíceis e dirigir em velocidades de até 0,5 km/h. Costuma-se usar caminhões especializados para cargas excepcionalmente pesadas, mas aqui usamos o Volvo FH16 com trem de força saído direto da fábrica", contou Peter Hardin, gerente de produto do FM e do FMX na Volvo Trucks.

 

"É impressionante como a Volvo Trucks conseguiu desenvolver uma transmissão automática capaz de transportar 325 toneladas brutas de peso combinado. Mas enfrentar mais de 700 toneladas de Peso Bruto Combinado com um único caminhão de produção regular é realmente inacreditável. Nos meus 30 anos como jornalista da área, nunca vi nada igual", afirmou Brian Weatherley.

 

Antes do teste acontecer, várias medidas de segurança foram aplicadas: os acoplamentos entre os 20 reboques foram verificados com extrema precisão e a pressão do ar em todos os 204 pneus foi ajustada minuciosamente. Foram colocados 40 contêineres nos reboques. Os contêineres foram carregados aos pares, um em cima do outro. Vale destacar que ao todo, o peso total do caminhão, dos reboques e dos contêineres excede 750 toneladas. Para lidar com a pressão no eixo de direção, o platô sob a quinta roda também foi reforçado.

 

Segundo Alvaro Menoncin, gerente da engenharia de vendas da Volvo no Brasil, a incrível performance do caminhão demonstra toda a robustez e tecnologia presente em nossos caminhões. “Inovação, na Volvo, é algo que não tem limite. Esta solução, com caixa super-reduzida, permite ao FH enfrentar os transportes mais severos com maior produtividade e segurança”.

 

Para conferir o vídeo desse desafio surpreendente, clique aqui.

 

I-Shift com marchas super-reduzidas

A transmissão I-Shift torna a condução muito mais leve e confortável para o motorista. A versão com marchas super-reduzidas foi especialmente desenvolvida para excelente tração de arranque e para dar conta de velocidades ultrabaixas, podendo ir a até 0,5-2 km/h e arrancar enquanto transporta 325 toneladas, uma conquista inédita para caminhões produzidos em série com transmissão automática.

 

A transmissão está disponível com diversas opções de transmissão direta e overdrive, com relação de um ou dois para as marchas super-reduzidas. Também é possível especificar duas marchas a ré super-reduzidas. As marchas super-reduzidas são adicionadas à caixa de transmissão I-Shift regular. Para lidar com as altas cargas envolvidas, vários componentes são feitos de materiais de alta resistência e a caixa de transmissão possui apenas 12 cm a mais que a unidade I-Shift regular.

 

Quer continuar acompanhando nossas novidades? Fique ligado em nosso blog e siga as redes sociais: Facebook | Instagram

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar