Ligue agora: 0800 643 4443

2021-10-11 - Caminhões

Como descobrir se seu caminhão está com algum problema mecânico?

Como descobrir se seu caminhão está com algum problema mecânico?

Mesmo que você sempre realize a manutenção do seu caminhão e cuide com atenção das suas peças, é bem provável que, em algum momento da vida útil,o veículo apresente sinais de problemas mecânicos. E você precisa aprender a se dar conta antes que seja tarde. 

Mas como reconhecer os problemas em seu estágio inicial? Reunimos aqui algumas dicas práticas para você usar no dia a dia e ficar atento. Vamos lá?  

Leia também: 6 apps que todo caminhoneiro precisa conhecer

 

6 sinais de que o seu caminhão está com problemas mecânicos?

Confira os 6 principais sinais que indicam que o seu veículo está com falhas mecânicas. Se ele apresentar pelo menos um desses problemas, leve-o imediatamente à manutenção.

1) Cor da fumaça de escape: sabemos que nem sempre dá para visualizar a fumaça de escape do lugar do motorista. Por isso, sempre que possível, faça uma parada para observar a coloração e o aspecto da fumaça que está saindo. Se ela for branca, cinza azulado ou muito escura, há algo de errado com o seu motor. Alguns dos problemas mais comuns relacionados a isso são condição térmica não adequada, excesso de entrada de óleo e catalisador. 

 

2) Limagem no óleo: durante uma troca de óleo, ao escoar o líquido usado, observe características como coloração e aspecto. Como vários componentes do motor possuem ímãs, se houver problemas de atrito irregular com algum deles, haverá resíduos metálicos no óleo. Os ímãs vão capturando os resíduos que acabam em suspensão no óleo lubrificante. Se for verificado esse estado de limagem, é preciso investigar.

 

3) Ruídos ao frear: se, ao frear, você ouvir ruídos, fique alerta. É bem provável que o sistema de frenagem esteja comprometido. Por ser um elemento imprescindível para a sua segurança durante a viagem, o ideal é que você não espere o cenário piorar e leve o seu caminhão direto para a revisão. Um problema comum que causa esse ruído é justamente a lona de freio. Além disso, pastilhas gastas e problemas de rachaduras e quebras no tambor também podem ocorrer. 

 

4) Desgaste irregular dos pneus: talvez esse seja um dos problemas mecânicos mais clássicos e um velho conhecido dos motoristas. Uma das coisas que pode estar causando o desgaste é a distribuição irregular de peso, além do desalinhamento das rodas, balanceamento atrasado do veículo ou geometria. 

 

5) Perda de força na hora de arrancar ou subir aclive: seu caminhão costumava subir uma serra tranquilamente, mas agora você reparou que a situação está ficando cada vez mais complicada? Então dirija-se ao mecânico mais próximo, pois é sinal de que algo não está certo. Os filtros de ar podem estar obstruídos, ou pode haver falhas nas unidades injetoras e no controle de saída do ar. 

 

Leia também: Como descer a serra em segurança?

 

6) Amortecedores que não seguram o impacto: ao passar por um quebra-mola, fique atento ao funcionamento dos amortecedores. Eles estão segurando bem a suspensão ou a sensação é de que o caminhão está “quicando” como uma bola de basquete, pra cima e pra baixo? Se a sua resposta é a segunda opção, há uma complicação com os seus amortecedores e até mesmo com a suspensão do veículo. Além disso, essa situação é uma das causas de desgaste dos pneus.

 

Leia também: O que fazer em casos de saque de carga de caminhão tombado?

 

Conserto de caminhão: quais peças merecem uma atenção especial?

Separamos aqui 4 peças que merecem ser revisadas mais seguidamente, pois são conhecidas por causar problemas com mais facilidade.

1 - Motor
Não poderia ser diferente, né? O motor é uma das peças mais importantes de um caminhão e exerce uma força gigante para por todo o peso do veículo em movimento. É como se fosse o coração do bruto. Por isso, sempre realize a sua revisão antes de colocar o pé na estrada. 

 

2 - Freios
Os freios são um componente vital para a sua segurança e a do veículo. Como realizam um trabalho puxado, fazendo parar um objeto super pesado em velocidade considerável, é comum que eles se desgastem rapidamente.
 

3 - Suspensão

Assim como o motor, a suspensão de um caminhão precisa ser muito mais potente do que em um carro comum, especialmente quando a carga é mais pesada. Se houver um defeito que cause instabilidade nas curvas, por exemplo, as chances de acidente aumentam bastante. Verificar o desgaste da suspensão deve ser parte da rotina. Se ela estiver muito comprometida, pode ser melhor recomendar o uso de outro veículo enquanto o de uso recorrente é arrumado

 

4 - Faróis 

Muitas pessoas não pensam nos faróis como peças de caminhão muito importantes. Porém, qualquer pessoa que pega a estrada dia e noite sabe da importância e da diferença que essas luzes fazem na viagem, deixando-a mais segura. 

 

Leia também: Como não ficar parado na estrada com problemas mecânicos

 

Como evitar problemas mecânicos no seu caminhão?

Seguir algumas práticas simples garantem a segurança do seu veículo e que a vida útil das peças se estendam, gerando mais economia para você.  

Primeiro - e talvez o mais óbvio -, realize revisões preventivas sempre. Respeite os intervalos de quilometragem e leve o caminhão até o seu mecânico de confiança. Por ser uma intervenção técnica planejada e realizada antes da ocorrência de falhas, ela também é responsável por fazer um diagnóstico preciso das condições do veículo e determinar certas práticas que impeçam prejuízos e acidentes futuros.

 

Também verifique regularmente a calibragem dos pneus conforme a recomendação do manual do veículo é essencial. Os pneus e o estepe devem estar sempre em boas condições de uso. Além disso, o rodízio de pneus deve ser feito a cada 10.000 km rodados, garantindo maior vida útil.

 

Além disso, é válido observar os pontos de superaquecimento do motor. Afinal, parar o caminhão em virtude do superaquecimento do motor é considerado uma das panes mecânicas mais perigosas. Portanto, mantenha sempre o sistema de arrefecimento em perfeito estado.

 

A última dica - porém não a menos importante - é passar longe de combustíveis adulterados. Eles podem ser causadores indiretos de problemas ou piorar complicações que já existem. Dessa forma, o mais indicado é planejar na sua rota de viagem em quais postos de confiança você vai abastecer. 

Precisa revisar o seu caminhão

Você gostou do nosso conteúdo? Então você também vai gostar de saber que a Volvo oferece um serviço genuíno de assistência técnica, com profissionais habilidosos e peças de alta qualidade. Assim, ajudamos você a manter o seu veículo na condição ideal - e na estrada. 

 

Confira o Serviço

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar