
Durante os dias mais quentes do ano ou, até mesmo, nos dias do ano inteiro, como é em algumas cidades, o ar-condicionado é um item indispensável para o conforto do motorista. Passar o dia no tapetão, rodando com temperaturas altas não é nada tranquilo, não é mesmo? Mas você já se preocupou em como manter e melhorar a performance do ar-condicionado que utilizada no caminhão? Confira as nossas dicas, para não ficar na mão quando precisar de um ventinho gelado na cabine.
Ao ligar, mantenha as janelas abertas
Quando o caminhão fica estacionado no sol, você entra e sente logo um calor muito forte. Para não sobrecarregar o ar-condicionado, abra todas as janelas, ligue o ar, vire as saídas de ar para cima (assim aquele vento quente não volta em você) e espere uns 5 minutos. Depois disso pode fechar as janelas novamente e seguir a viagem tranquilamente.
Faça manutenções preventivas
Assim como todas as outras partes do caminhão, o ar-condicionado precisa passar por manutenção preventiva. Não espere surgir um problema, isso pode acontecer quando você mais precisar dele. O recomendado é que seu bruto passe por uma inspeção a cada 6 meses ou 30 mil km rodados. Verificar o filtro de ar do caminhão é sempre recomendado, ele garante a qualidade do ar que você irá respirar dentro da cabine.
Deixe o ar circular de tempo em tempo
Quando o ar-condicionado fica ligado por um bom tempo, é provável que o ar dentro da cabine fique mais seco. Recomenda-se que a cada 40 minutos abra-se alguma janela para que o ar circule e seja reciclado, melhorando a respiração e qualidade do ambiente.
Desligue o ar antes de terminar a viagem
Quando estiver chegando ao seu destino, com 10 minutos de antecedência, desligue o sistema de refrigeração para ajudar na redução da umidade da tubulação, isso ajuda a evitar o surgimento de fungos e consequentemente reduz a necessidade de limpeza frequente do aparelho.
Não se preocupe tanto com o consumo
Realmente, o consumo de combustível aumenta quando a viagem acontece com o ar ligado. Isso porque parte da potência do motor é transferida para movimentar o sistema de refrigeração. Por outro lado, andar com as janelas abertas, em velocidade acima de 60km/h, consome muito mais combustível. Isso acontece por causa da aerodinâmica, o ar entra na cabine pelas janelas e deixa o caminhão mais pesado para se movimentar, precisando forçar mais o motor e consequentemente gastando mais combustível.
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Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.