
Você tem percebido que a luz de alerta de falta de água está acendendo com muita frequência e o motor está operando com a temperatura mais alta do que de costume? Fique atento! Se isso acontece, é muito provável que seu veículo esteja com vazamento de água.
Com o uso no dia a dia, é normal que a água do radiador baixe um pouco e que você tenha que completar o nível de tempos em tempos. O problema é quando a perda de litros se dá em poucas semanas. Quando isso acontece, é quase certo que o motor irá sobreaquecer. Portanto, se você se encontra nessa situação, pare de rodar o carro, identifique e resolva o problema o quanto antes.
Como verificar um vazamento?
Devido às diferentes maneiras que os veículos são projetados, os vazamentos podem ocorrer em diferentes locais. Por isso, é sempre bom dar uma conferida em todas as áreas em que os vazamentos costumam acontecer. Os principais são:
● Junta do cabeçote: se já houve casos de sobreaquecimento do automóvel, pode ser que a junta do cabeçote tenha sido danificada. Nesse caso pode ser que haja perda de óleo também;
● Mangueiras: com o motor ligado, observe se alguma bolha se forma em alguma parte das mangueiras - elas sinalizam vazamento. Tome cuidado para não encostar na ventoinha ou em lugares quentes do motor;
● Tampas: verifique se as tampas do radiador e do reservatório estão bem fechadas e vedadas;
● Serpentina do ar quente: os automóveis com ar quente apresentam uma serpentina próxima ao interior do carro e que pode vazar, molhando o tapete dos bancos da frente;
● Radiador: Apesar de ser um caso raro, o radiador pode ter sido perfurado por algum objeto da pista. Com tempo seco e o veículo frio, passe a mão por baixo do radiador e observe se há algum registro de água no local. Se houver, é bem provável que o vazamento seja ali;
● Válvula termostática ou bomba d’água: Às vezes, a perda de água se dá por problemas de vedação. Verifique se há umidade no exterior dessas peças;
● Água pingando no chão: quando o vazamento é grande, pode haver muita perda de água. Nesse caso, é mais eficaz procurar o lugar de onde ela sai. Mas lembre-se: nem sempre isso é sinal de vazamento, pode vir também do ar-condicionado. Por isso, faça o teste com ar-condicionado desligado e verifique se a água pingando está quente.
Após descobrir a fonte do problema, o recomendado é levar o carro para uma oficina, mesmo se for um problema simples. Não ignore vazamentos de água e sobreaquecimento. Afinal, um simples problema pode se complicar, é melhor se prevenir que ter dores de cabeça que poderiam ter sido evitadas, não?
Gostou das novidades? Para continuar acompanhando nosso blog, nos siga nas redes sociais: Facebook | Instagram
Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.