2022-04-29 - Caminhões

7 dicas para reduzir o consumo de gasolina do caminhão

7 dicas para reduzir o consumo de gasolina do caminhão

7 dicas para reduzir o consumo de gasolina do caminhão

 

O consumo de gasolina pode representar até 30% das despesas de um frete e grande parte do orçamento de uma transportadora e, com a instabilidade dos preços, economizar com esse gasto é uma das preocupações de caminhoneiros e empresários do setor.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você poupar com o abastecimento do seu caminhão ou frota através de pequenas mudanças de conduta que podem ser realizadas por empresários e motoristas. Confira!

 

Dicas de como reduzir o consumo de combustível do caminhão

 

1.Avalie o veículo antes da compra

 

Não importa se você está comprando um caminhão novo ou seminovo, avaliar o veículo antes da  compra é fundamental para garantir a economia no consumo de combustível da frota. Compare os gastos com gasolina do modelo escolhido com o de outros caminhões da mesma categoria que você está procurando. Dessa maneira, você fará a melhor escolha e conseguirá prever os gastos com o abastecimento.

 

Leia também: Quais os benefícios de comprar caminhões Seminovos Volvo

 

2. Planeje as rotas

 

Pode não parecer, mas planejar bem as rotas pode ajudar na economia de gasolina de um caminhão. Imagine, por exemplo, que sem o planejamento você chega em uma avenida e percebe que o caminhão não pode passar por ela, dessa forma terá que recalcular a rota e procurar outro caminho. Se isso acontece uma ou duas vezes, o gasto com combustível será maior do que o esperado. Por isso, busque por caminhos antes de sair com o caminhão e economize tempo e dinheiro.

 

3. Evite transitar com excesso de carga

 

Ao rodar com excesso de carga, o caminhão viaja levando mais peso do que devia. Isso acaba exigindo mais energia para que o motor do caminhão funcione, ocasionando um gasto maior de combustível. Dependendo da distância que ele percorrer e do excesso de carga que estiver levando, esse gasto pode ser bem maior do que o planejado inicialmente. Por isso, e por outros motivos, obedeça sempre o limite de peso do veículo.

 

Leia também: O que o excesso de carga causa ao seu caminhão?

 

4. Rode a uma velocidade constante e não acelere demais

 

Essa dica a física explica! Isso porque, segundo a física, a inércia é a resistência que a matéria oferece à aceleração. Quando falamos em veículos de transporte, esse princípio recai sobre a velocidade do veículo. Por esse motivo, tanto a aceleração quanto a frenagem acarretam esforços e desgastes para os componentes do motor e aumentam o consumo de combustível

 

Seguindo essa lógica, a forma mais econômica de dirigir um caminhão é aquela que mantém uma velocidade constante, sem acelerar ou frear demais, por mais tempo.

 

5. Calibre e alinhe os pneus

 

Com os pneus aderindo mais ao solo, ou seja, descalibrados e desalinhados, o caminhão roda como se estivesse levemente freando constantemente. Isso exige mais do motor, o  que acaba por aumentar a queima de combustível.

 

Dessa maneira, para economizar combustível, e até mesmo evitar o desgaste prematuro do motor do veículo, mantenha os pneus sempre calibrados e alinhados.

 

Leia também: Como preservar os pneus do seu caminhão

 

6. Escolha bem onde vai abastecer e fique de olho na qualidade do combustível

 

Essa dica vale inclusive para reduzir os gastos com manutenção corretiva, já que abastecer o caminhão com gasolina de má qualidade danifica o motor e pode colocar a vida útil das peças do seu veículo em perigo, atrasar entregas e colocar a credibilidade da empresa em dúvida. 

 

Lembre-se: quando se trata da manutenção do seu caminhão, o barato sempre sai mais caro!

 

7. Faça revisões corretamente e periodicamente

 

Substituir os filtros, trocar os fluidos e realizar a manutenção do sistema de resfriamento do caminhão são procedimentos que mantêm seu motor com um melhor funcionamento. Realizar esses procedimentos proporciona uma melhor combustão, o que permite que o consumo de combustível mantenha-se próximo ao estipulado pelo fabricante.

 

Realizar a manutenção preventiva do seu caminhão garante sua performance e integridade. Já as revisões periódicas evitam problemas inesperados, além de assegurar que o veículo continue o mais próximo possível das características originais de fábrica.

 

Conheça os Programas de Manutenção da Volvo e rode com mais segurança! Se precisar, acesse nossa página de contato ou ligue 0800 647 4747.

 

O que você achou deste conteúdo? 

 

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e achado as informações úteis. Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, fique atento ao nosso blog. 

 

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar
Faltam:
para a maior promoção do ano