
A decisão já está tomada: você vai investir na compra do primeiro caminhão! A escolha do veículo, contudo, impacta em gastos futuros, como manutenção, troca de peças, além de tempo na atualização e regularização de documentos. Por isso, é preciso fazer a correta avaliação do caminhão usado.
Para escolher o primeiro caminhão, avalie:
- A relação entre o tamanho do caminhão e o tipo de carga que irá transportar;
- As rodovias pelas quais você vai rodar;
- As formas de pagamento e opções de financiamento;
- Considere todos os custos (da compra e também da manutenção);
- Se o caminhão for usado, conheça a procedência;
- Avalie os gastos futuros com revisões e reposição de peças.
Confira todos os detalhes a seguir.
1. Escolha um caminhão do tamanho certo para o tipo de carga que será transportada.
Hoje, existem opções de caminhões à venda com diversas faixas de potências e configurações de eixo. Pesquise as características do modelo e para quais aplicações ele é recomendado.
2. Analise quais as rodovias que o bruto irá rodar.
O caminhão passará por estradas de chão batido? Os locais serão com muitas subidas ou “retões”? O veículo circulará por quanto tempo no perímetro urbano? Essas questões também influenciam no modelo e nos investimentos com manutenção do caminhão.
3. Forma de pagamento.
Cada modalidade de financiamento apresenta prazos e taxas de juros específicas. Entre as principais opções, estão o BNDES Procaminhoneiro e o Finame Procaminhoneiro. Tente ter pelo menos 20% do valor do veículo para usar de entrada. Veja como financiar um caminhão usado com a Volvo.
4. Coloque os custos na ponta do lápis.
Quem optar pelo financiamento terá, além das parcelas, gastos como o seguro do pesado, por exemplo. Se for um caminhão usado, ainda há os custos com a regularização e a atualização do caminhão.
5. Conheça a procedência do caminhão usado.
Procure identificar se existem problemas mecânicos apresentados pelo veículo. Se escolher comprar um modelo seminovo da Volvo, fique tranquilo. Todas as concessionárias avaliam rigorosamente e atualizam a documentação dos caminhões antes colocá-los à venda.
6. Avalie também a possibilidade de gastos futuros com revisões e peças de reposição.
Um estudo da Volvo mostra que a manutenção preventiva evita 80% das paradas não planejadas. Caminhões em perfeitas condições consomem menos combustível e prolongam a vida útil dos componentes. Dirija com tranquilidade e com a cobertura dos Planos de Manutenção e Revisão da Volvo.