ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Vale a pena agregar o caminhão a uma grande empresa?

           

          Diante de tantas mudanças no cenário econômico muitos caminhoneiros estão decidindo deixar de ser autônomos e estão passando a atuar como funcionários ou agregados a uma grande empresa de transportes. É uma decisão importante que envolve muitos pontos e você precisa analisá-los para saber se é a melhor alternativa.

            Você provavelmente já deve ter ouvido diversas opiniões de seus parceiros de estrada sobre as vantagens e desvantagens de agregar o caminhão, provavelmente isso gerou dúvidas. Um dos principais benefícios é o frete de retorno garantido, trabalhando com uma empresa você não precisa correr atrás de uma carga para conseguir voltar ou ficar com o caminhão parado em casa esperando surgir algo. Outro ponto importante é a segurança, trabalhando dessa forma você vai ter um salário fixo. Mas lembre-se, as empresas vão estipular horários de jornada e exigir que você siga à risca algumas normas e medidas internas.

Um funcionário de transportadora possui todos os direitos legais, como salário fixo de acordo com a categoria, vale transporte, vale refeição, plano de saúde, direitos trabalhistas, previdenciários e sua jornada de trabalho é estipulada pela empresa. Neste caso, ele não é dono do caminhão e, por isso, não precisa se encarregar dos custos de manutenção. Já os autônomos agregados, são donos de caminhão e devem arcar com as despesas de reparos, seguros, ter a responsabilidade pelas contribuições à Previdência. São como empresários prestando serviços para uma empresa, mas tendo a segurança em saber sempre qual o será o seu ganho mensal e ainda podendo fazer fretes particulares para ter um ganho extra.

 

 

Posts Relacionados