ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Uso da placa única para veículos do Mercosul é adiado

         

Foto: Divulgação Ministério das Cidades 

 

 

         Criada para ser adotada a partir de janeiro de 2017 em carros novos, transferidos de município ou com troca de categoria, a nova placa de uso comum a todos os veículos do Mercosul teve o seu prazo de instalação adiado por tempo indeterminado.

         De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a implementação da placa começaria a ser feita no Brasil em 1º de janeiro de 2017, sendo 2020 o prazo máximo para todos os veículos em circulação terem o novo modelo padrão para o Mercosul. Porém, o Ministério das Cidades pediu mais tempo para implementação do sistema e agora não há mais data certa para entrar em vigor. Dos países do bloco comercial, Argentina e Uruguai já começaram a emplacar os seus veículos, Paraguai e Venezuela vão iniciar ainda este ano.

         Uma boa notícia pro amigo estradeiro é que segundo o Denatran o preço da placa será o mesmo do praticado atualmente. Confira abaixo as mudanças que ocorrerão na sua placa:

 

Mais letras e menos números

         Diferente do modelo atual, as novas placas terão 4 letras e 3 números que poderão estar misturados, como na Europa.

 

Estado, cidade e brasão

         O nome do país estará na parte superior, sobre uma barra azul. Já o nome do estado e cidade ficarão na lateral direita, junto aos brasões dos mesmos.

 

Cores Novas

         Com fundo sempre branco, as cores das letras e números irão mudar conforme o veículo:

·         Carros oficiais: azul (em teste verde)

·         Veículos diplomáticos: dourado

·         Veículos de passeio: preto

·         Veículos comerciais: vermelho

·         Veículos de colecionadores: prata

 

Tamanho

         O tamanho da placa será mantido atual, com 40 cm de comprimento por 13 cm de largura. Além disso, para evitar falsificações, marcas d’água com o nome do país de origem e do Mercosul estarão em diagonal inscritas nas placas.

 

   

 

 

Posts Relacionados