ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Segurança na estrada: saiba como o fator humano pode evitar acidentes

 

O motorista de caminhão não consegue controlar todas as situações de frete, como o tempo ruim ou as más condições de uma estrada. Mas quem está ao volante pode realizar ações, como administrar a velocidade do veículo ou não fazer uma ultrapassagem, para ter uma viagem segura.

 

O fator humano, ou seja, a forma como o motorista conduz o veículo, é importante para evitar acidentes nas rodovias. Confira três dicas que o Canal Volvista separou para o condutor do transporte de cargas.

 

Excesso de confiança

O planejamento de uma viagem pode evitar transtornos durante o frete. Mesmo que o motorista conheça muito bem o trecho, o tráfego da estrada pode mudar. Antes de pegar a rodovia, informe-se sobre as condições do trajeto. Estude paradas estratégicas para descanso a cada duas horas.

 

Evite distrações

Quando estiver dirigindo, não divida sua atenção com outras tarefas. Qualquer momento de distração ao volante pode ser fatal. Por exemplo, não use o celular quando estiver guiando o bruto. Se a chamada for urgente, estacione o veículo antes de atender a ligação.

 

Verifique as condições mecânicas do caminhão

Outra recomendação para a segurança nas estradas é, antes de iniciar um frete, verificar as condições mecânicas do caminhão. Cheque o estado dos pneus, luzes internas e externas. Se o seu caminhão precisar de peças ou manutenção, vá até uma Concessionária Volvo.


Confira outras dicas de segurança na estrada no Canal Volvista!

 

 

Posts Relacionados