ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Saiba mais sobre a aposentadoria especial para caminhoneiros

         

          Você sabia que a categoria dos caminhoneiros tem direito a uma aposentadoria especial? Isso mesmo. Ela permite que o trabalhador encerre suas atividades após 25 anos de contribuição, independentemente de sua idade e sem a influência do fator previdenciário nos valores.

O fator previdenciário tem como objetivo evitar aposentadorias precoces, considerando o tempo de contribuição e, também, a idade do trabalhador. Na carreira de um caminhoneiro, que inicia suas atividades cedo e pode atingir o tempo de contribuição exigido aproximadamente aos 40 anos de idade, isso pode alterar o valor da aposentadoria em até 50%.

Com as várias alterações nas leis, ficou difícil ter certeza das condições para solicitar a aposentadoria. Mas para te ajudar, vamos esclarecer alguns detalhes:

A partir do ano de 1995 passou a ser exigida, para dar entrada na aposentadoria, a comprovação de que sua atividade é prejudicial à saúde. Para essa comprovação, tornou-se necessário em 2004, o preenchimento do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que tem seu modelo instituído pelo INSS e deve conter laudos médicos, registros ambientais e resultados de monitoramento físico. Além disso, é necessário validar seu tempo de atividade, o que pode ser feito por meio de notas de frete, se você for um profissional autônomo, ou através de sua carteira de trabalho, caso seja contratado de uma empresa.

E então, conseguiu tirar suas dúvidas? Para dar entrada em seu requerimento ou ter mais informações, clique aqui e acesse o site da Previdência Social.

Pensando em trocar seu bruto? Clique aqui e encontre ótimas opções no nosso site de Seminovos!