ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Saiba como calcular a cubagem do caminhão

 

         

 

         Ao trabalhar com o transporte de cargas pesadas, tendo seu frete cobrado por toneladas, deve ser feito o cálculo da cubagem para garantir que a cobrança seja feita de maneira correta e, assim, evitar prejuízos na operação. Confira a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar a realizar essa conta:

 

 

         Ao contabilizar apenas as toneladas da carga transportada, podem haver prejuízos, já que o custo real do transporte pode mudar de acordo com a lotação do veículo. Por isso, recomenda-se cobrar o acréscimo da cubagem, sempre que a densidade do carregamento for menor que 300kg/m³.

 

         Uma boa forma de calcular o frete é multiplicando o volume da mercadoria por 300kg/m³. De forma simplificada, a fórmula para o cálculo se resume às três dimensões da carroceria e ao fator (volume) de cubagem. Tratando-se de cargas fracionadas, também devemos considerar o número de unidades. Veja a seguir:

ALTURA x LARGURA x COMPRIMENTO x (UNIDADES, EM CARGAS FRACIONADAS) x 300 (FATOR)

 

         Essa alternativa de cobrança é uma prática comum no mercado do transporte, seja ele terrestre ou aéreo. Os correios, por exemplo, cobram a cubagem no transporte das mercadorias, considerando 4.800cm³ como o volume máximo por kg, correspondendo à densidade mínima de 208,33kg/m³.

         Se você ainda tem dúvidas ou apenas para facilitar o seu cálculo, clique aqui e utilize o Conversor para Cubagem da Maxton Logística. Separamos também uma indicação de aplicativo, o Cálculo Cubagem Logística, que você pode fazer o download clicando aqui e, inclusive, calcular por ali mesmo o valor da sua cubagem.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou orientação sobre o assunto? Conte para nós!

 

 

 

 

 

Posts Relacionados