ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Relembre o Volvo EDC, um dos mais famosos bicudos

 

Antes da legislação brasileira levar em consideração o tamanho total do caminhão com a carga como tamanho da composição, os bicudos dominavam o mercado. Um dos mais celebrados bicudos é o Volvo EDC, considerado pioneiro em tecnologia para a época, esse modelo se tornou imortal mesmo tendo sido lançado em 1996, há 21 anos atrás. 

A sigla EDC significa Eletronic Diesel Control, traduzindo do inglês é Controle Eletrônico de Diesel, um diferencial desse veículo que era o gerenciamento eletrônico, sendo o primeiro caminhão a conseguir reduzir as emissões de poluentes, algo que só entraria em legislação 4 anos depois com a Euro II. Mas esse não era o único diferencial do Volvo EDC, ele ainda se diferenciava por possuir o modo de piloto automático e monitoramento constante do motor, com um módulo de diagnóstico eletrônico.

Esse caminhão contava com um sistema chamado Check Control, que conseguia constantemente monitorar todas as operações do motor, verificava temperatura do líquido de arrefecimento, admissão de ar, pressão do turbo, funcionamento da correia do alternador, entre outros. 

Se você fosse comprar um Volvo EDC, na época, poderia escolher entre três tipos de eixos: 4x2 com ou sem redução e 6x4. Em 1999, 3 anos após o lançamento, a Volvo inaugurou uma nova fábrica de motores no Brasil, a única fora da Suécia que produzia os motores eletrônicos.

E aí, Volveiro. Você se lembra do Volvo EDC? Tem saudades desse modelo?

 

 

 

 

 

Posts Relacionados