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Os perigos da manutenção em oficinas não autorizadas

 

O nome varia de acordo com a região do país. O “engenheiro de beira de estrada” ou o “Zé do Grau” é aquele sujeito que realiza a manutenção ou recomenda alterações nas configurações originais do caminhão. Porém, essas modificações, realizadas fora das oficinas autorizadas da Volvo, podem pesar no seu bolso, além de anular a garantia de peças e do bruto. 

Caminhões com Proteção

Não importa se o caminhão é usado ou se é zero quilômetro, na Volvo os veículos saem da concessionária com garantia de procedência e mecânica. Com a proteção, você está seguro em caso de problemas ou defeitos no trem de força e diferencial.

O caminhão perde a garantia se:

  • As características do veículo forem adulteradas;
  • O caminhão for desmontado por pessoas que não sejam de uma concessionária autorizada da Volvo;
  • Se os lacres forem violados sem a aprovação da equipe Volvo Atendimento Rápido (VOAR);
  • Utilizar peças que não forem originais ou não homologadas pela Volvo;
  • Não forem realizadas as revisões programadas. Antes de sair da concessionária com o caminhão Volvo, verifique as datas ou a quilometragem das inspeções.

 

Para os caminhões seminovos, existem duas modalidades de assistência:

  • Viking Plus: garantia com cobertura nacional do trem de força por um ano ou 150 mil quilômetros;
  • Selecionado Volvo: garantia do trem de força por seis meses ou 80 mil quilômetros.

 

Quando o caminhão está em perfeitas condições mecânicas, consome menos combustível e reduz os gastos com reparos. Os programas de Manutenção da Volvo permitem que o veículo esteja sempre disponível para fretes, aumentando o lucro do motorista e do frotista. São três modalidades que cabem no seu bolso e possuem vantagens exclusivas.

  • Programa Azul: Revisão preventiva, lubrificantes e troca de filtros;
  • Programa Prata: Manutenção preventiva completa e reparos no trem de força;
  • Programa Ouro: Manutenção preventiva e corretiva completa. O caminhão recebe Certificado de Manutenção Preventiva, que assegura que o bruto passou por todas as revisões.

 

Alteração no Arla 32: Perda de garantia, crime ambiental e multa pesada

Modificar o caminhão traz prejuízos para o seu bolso, acarreta na perda da garantia do seu bruto e gera danos para o meio ambiente. Instalar equipamentos que impeçam a operação do Arla 32 é considerado crime ambiental, resultando em multa de até R$ 50 milhões para o dono do caminhão e para o responsável da colocação.

O Arla 32 é um aditivo obrigatório para veículos a diesel fabricados a partir de 2013 e pretende reduzir o nível de emissão de gases na atmosfera.

 Fale com a Volvo antes de modificar as peças do caminhão

Em caso de emergência, ligue para o Volvo Atendimento Rápido (VOAR) no telefone 0800 41 6161. A equipe de técnicos e engenheiros está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para indicar a solução de problemas. Se necessário, o motorista será autorizado a modificar peças ou romper lacres de segurança sem perder a garantia da peça e do caminhão.

 

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