ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Direção defensiva para motoristas de caminhão

Como a questão dos perigos na estrada é mais complexa do que inicialmente aparenta, a condução defensiva é ideal para a prevenção pessoal – é um cuidar de si e do outro, na busca de minimizar as chances de acidentes.

 

Aqui no Canal Volvista, nós já demos algumas dicas de segurança na estrada e a seguir você confere atitudes que podem ser tomadas para uma direção defensiva de caminhão, pois, independente de quem está errado, quem ganha mais em mudar hábitos para não se envolver em acidentes é quem os evita.

 

 

Faça manutenção preventiva do caminhão periodicamente.  Cheque os itens de segurança, combustível, condição dos pneus, sinalização luminosa (farol, seta e luz de freio), sistema de suspensão, amortecedores e freio. Também verifique o limpador de para-brisa para não ser surpreendido e cuide da amarração e distribuição da carga.

 

Mantenha uma distância de segurança do veículo da frente, que, em caso de frenagem, seja ideal para não acontecer um acidente. Essa atitude é importante sempre e se torna ainda mais importante se você estiver atrás de um caminhão baú, que dificulta a visão de longe; dirigindo à noite, quando a visão fica 1/6 menos precisa do que durante o dia, e também em congestionamentos.

 

 

Mantenha uma velocidade compatível com as condições, como chuva, pista, pedestres, etc. Nem sempre estar dentro da velocidade máxima permitida é sinônimo de segurança.

Evite frenar bruscamente, principalmente em dias de chuva, para não aquaplanar – perder contato do pneu com a pista, deslizando numa mistura de água e sujeira. Também diminua a velocidade antes das curvas.


Em caso de neblina, acenda o farol baixo para aumentar sua visibilidade pelos outros. Faça tudo para manter a concentração, evite conversas e desligue o som, ficando atento ao som de outros veículos e até de cascalho, que pode indicar que você está indo para o acostamento.

 

Quando não estiver sozinho na estrada, use farol baixo para evitar ofuscar a visão dos outros motoristas. 

 

 

Use o cinto de segurança. Muitos acidentes acontecem em locais próximos à casa e local de trabalho dos motoristas, sem que eles tenham colocado o cinto. Retire também objetos dos bolsos, como caneta e óculos, pois em caso de colisão podem causar ferimentos graves.

 

Sinalize ultrapassagem e conversão com antecedência, verifique os espelhos retrovisores e não ultrapasse em locais proibidos.

 

Com certeza, a condução defensiva é de grande valia para quem tem de pegar a estrada no dia a dia e em feriados, direção defensiva é cuidar de si e dos outros.

 

Amigo caminhoneiro, se essas dicas foram úteis para sua profissão, compartilhe com seus seus colegas de estrada, nas redes socias.

 

Posts Relacionados