ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Dez dicas para economizar combustível

O combustível representa a maior porcentagem de custo operacional de transporte. Por isso, economizar combustível do caminhão faz muita diferença no bolso do caminhoneiro autônomo ou nas despesas da transportadora. Confira a seguir, dez dicas selecionadas pelo canal Volvista e economize.

1. Planeje sua rota para evitar congestionamentos e deslocamentos mais longos do que o necessário. 

2. Mantenha os pneus calibrados, pois eles influenciam cerca de 30% do desempenho do caminhão.

3. Não transporte mais peso do que deve, para não sobrecarregar o veículo. Também cuide para arrumar a carga de modo uniforme.

4. Dirija dentro da faixa verde do conta-giros, em velocidade econômica. Respeite limites da velocidade.

5. Mantenha distância de segurança para não ter que desacelerar ou frear desnecessariamente. 

6. Abasteça em postos de confiança, para ter garantia da qualidade do combustível. Evite derramamentos e verifique a vedação da tampa do tanque.

7. Encha os tanques sempre à noite, antes de dormir, evitando assim o acúmulo de água no interior dos tanques.

8. Cuide para não acelerar nas mudanças de marcha e tente manter o giro constante, pressionando suavemente o acelerador para não ter de trocar de marchas frequentemente. Assim, você irá explorar ao máximo a faixa de torque do motor.

9. Não faça dupla debreagem. Ela é desnecessária, pois atualmente os caminhões já ficam debreados com uma pisada e as acelerações desperdiçam combustível.

10. Use freio motor. Não ande na "banguela" (ou "ponto-morto"), pois a caixa de transmissão pode ser danificada por falta de lubrificação e o veículo fica como em marcha lenta, consumindo mais combustível. Lembre-se que nos veículos Volvo, não existe injeção de combustível quando o freio está acionado, ou seja, o consumo de combustível é "ZERO" e não danifica o motor.

Além de seguir essas dicas para economizar, fique ligado nas montadoras disponíveis no mercado, que têm responsabilidade ambiental e investem em tecnologias para baixo consumo de combustível. Qualidade, segurança e responsabilidade ambiental são justamente valores zelados pela Volvo, o que faz com que caminhões Volvo VM sejam imbatíveis em suas categorias em relação ao consumo, tendo a melhor relação custo-benefício do mercado. Assista a um breve vídeo sobre o Volvo VM, acesse o site da Volvo Caminhões para conhecer mais sobre as vantagens dos caminhões Volvo e confira os caminhões seminovos Volvo VM disponíveis no site de Seminovos Viking!

<