ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Cuidados nas estradas durante o período de férias

Dicas de Segurança na Estrada

Durante as férias de verão, o estradeiro precisa redobrar a atenção ao volante. O número de veículos na estrada aumenta neste período e alguns cuidados dos motoristas ajudam a tornar o trânsito mais seguro nessa época em que o trecho está com movimento intenso.

 

O Canal Volvista selecionou dicas de segurança para quem dirige um caminhão e enfrenta o trecho todo dia.

 

Planeje o trajeto

Estude a rota a ser percorrida antes de dar a partida no caminhão. Identifique os postos para alimentação e abastecimento do veículo. O planejamento ajuda o motorista e facilita a resolução de problemas em uma parada não programada.

 

Se a estrada for uma rota com muitos veículos de passeio, confira os horários e os dias com maior fluxo nas férias.

 

Estrada à noite, cuidado dobrado

A estrada pode estar com o movimento mais tranquilo durante a noite, mas também é o período em que a visão do condutor fica reduzida. A noção de espaço e velocidade também não é exata se for comparada ao dirigir em dias claros. Use farol baixo para não ofuscar a visão dos outros motoristas na rodovia.

 

Revise itens básicos

Vale lembrar também de checar a calibragem dos pneus e estepe de acordo com a carga transportada. Verifique se todas as luzes internas e externas estão funcionando. Observe o estado das suspensões e reservatórios de ar. Ter a documentação de motorista e do caminhão em dia é fundamental.

 

Posts Relacionados