ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Cuidados ao pegar a estrada em feriados

Em um país com crescente número de veículos, estruturas das estradas com problemas de planejamento e manutenção, violência, taxas de acidentes e de mortes no trânsito alarmantes, adotar medidas preventivas ao trabalhar com transporte é essencial.

Segundo a Universidade de Michigan, com dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, o Brasil é o 42º no ranking de países com mais mortes no trânsito, contabilizando 22 mortes a cada 100 mil habitantes (ranking divulgado fevereiro 2014).

Devido à situação preocupante de acidentes no trânsito em diversos países, a OMS lançou em 2011 a Década de Ação para o Trânsito Seguro, onde Governos do mundo inteiro se comprometem a tomar medidas para prevenir acidentes de trânsito e salvar 5 milhões de vidas até 2020.

Dentre muitas questões que podem evitar acidentes, está a da responsabilidade individual de cada motorista na direção de seu veículo, que é uma das ações mais fáceis de serem aplicadas.

 

Principalmente em épocas festivas e de feriados a atenção e cuidado ao pegar a estrada devem ser redobrados. Confira as dicas do Canal Volvista para um feriado seguro! 

  • Verifique a validade dos documentos do motorista e do veículo;
  •  Confira os itens de segurança como cintos de segurança, triângulo, faróis e lâmpadas;
  •  Cheque o estado dos pneus e mantenha-os calibrados;
  •  Não dirija com sono. A cada duas horas ao volante, descanse 15 minutos;
  • Planejamento. Confira os melhores horários para pegar a estrada, e programe sua saída e seu retorno.

 

Calendário de restrições para circulação de veículos pesados em 2014

Outro item que os motoristas devem se atentar é para o calendário de restrições para circulação de veículos pesados. O objetivo da medida é melhorar o tráfego e diminuir os riscos de acidentes graves nas estradas.

O calendário de 2014 foi divulgado pela Polícia Rodoviária Feral (PRF) no Diário Oficial da União, nº 248. Todos os motoristas de carga, inclusive os portadores de AET (autorização especial de trânsito), devem respeitar os horários de restrição, que obrigam os caminhões a não circularem durante tais períodos pelas rodovias federais.

De acordo com o artigo 187 do Código Brasileiro de Trânsito, “transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente” constitui infração média, que representa 4 pontos na carteira nacional de habilitação e cuja multa é de R$85,13. Além disso, o veículo fica retido pela Polícia até o término do horário de restrição.

 

Amigo Volvista, fique atento aos dias e horários de restrições para circulação de veículos pesados em 2014. Salve as datas para consulta e divulgue esse post nas suas redes sociais para ajudar outros motoristas.

 

Posts Relacionados