ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Conselho Monetário Nacional amplia refinanciamento para caminhoneiros

         O Conselho Monetário Nacional, órgão formado pelo Banco Central e os Ministérios da Fazenda e do Planejamento divulgou, em outubro desse ano, mudanças no refinanciamento dos empréstimos do programa Procaminhoneiro. As alterações constam na Lei nº 13.295 / 2016, e foram propostas durante a reunião mensal que o conselho faz para tomar decisões relacionadas ao bom funcionamento do sistema financeiro do país. 

         As modificações ampliam o alcance de renegociação das dívidas. Antes, participavam financiamentos feitos até 31 de dezembro de 2014. Agora, o prazo estendeu-se até dezembro de 2015.A abrangência das categorias também aumenta, já que, atualmente, a lei inclui os trabalhadores associados de cooperativas de transporte.

         Além disso, há variações nas taxas de juros (TJLP) que agora serão de 2,5% ao ano. Dessa forma, prevê-se a redução de gastos do Tesouro em aproximadamente R$82 milhões em 2017 e R$122 milhões em 2018.

         Para facilitar ainda mais a vida dos caminhoneiros, a data final para a formalização das operações de renegociação foi transferida de junho para dezembro de 2016.

         Se você se enquadra no modelo de financiamento citado e, com as mudanças passou a se encaixar no programa, não deixe de aproveitar.