ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Como verificar se a embreagem do seu caminhão está em boas condições

            Anda sentindo trepidações, falhas e alguns ruídos ao trocar de marcha? Então preste atenção, motorista, você pode estar com problemas na embreagem e, dessa forma, seu caminhão não conseguirá fazer a mudança de marchas. Quem conhece o veículo, consegue sentir uma variação no peso ao pisar no pedal e na altura que inicia o acionamento. Em casos mais críticos, essas mudanças vêm acompanhadas de fumaça, oscilação do veículo e alguns chiados.

            Esses são alguns indicadores de que o tempo de utilidade do seu conjunto está chegando ao fim. Ao identificar algum desses comportamentos, é preciso levar seu bruto para uma inspeção em uma oficina autorizada, pois o ambiente deve estar bem preparado, limpo e fechado para não haver contaminação das peças com poeira, o que pode danificá-las ainda mais.

            Para definir se o desgaste da embreagem ocorreu de maneira natural ou por mau uso, é necessário saber se houve excesso de patinação entre o disco e o volante. Quando isso acontece, o mecânico pode descobrir analisando 2 itens: as superfícies de atrito da placa de pressão do platô ou do volante, que ficam com um tom azulado após superaquecimento e o desgaste prematuro e irregular, como rachaduras no revestimento do disco, por exemplo.

            Se houver a necessidade de trocar esses componentes, recomenda-se usar peças novas e, de preferência, substituir o conjunto completo da embreagem. E, nesses casos, não esqueça de escolher peças indicadas pelo fabricante, pois a qualidade e boa adaptação do produto ao caminhão são essenciais para que haja o bom funcionamento.

            Por isso, volveiro, fique atento aos sinais, faça vistorias frequentes e opte sempre por peças com qualidade certificada. E, para garantir suas peças genuínas Volvo, clique aqui , acesse nosso site e aproveite as ofertas!


 

 

Posts Relacionados