ligue agora: 0800 643 4443 - de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Célula de Sobrevivência: Segurança na Cabine

Todas as cabines Volvo são construídas no conceito de célula de sobrevivência, o que significa que em caso de um acidente, alguns pontos estratégicos da cabine irão se deformar para reduzir os impactos e evitar contato com o motorista e os passageiros.


O volante, o painel e os acabamentos que ficam na altura dos joelhos absorvem energia e os acessórios internos são projetados para não saírem do lugar em caso de colisão ou manobras de frenagem. Até mesmo os tecidos do estofamento são feitos de materiais à prova de fogo.

Alguns detalhes são muitas vezes imperceptíveis, como a utilização de aços de alta resistência e rebites metálicos ao invés de soldas. Esse tipo de técnica, resulta em alta resistência e capacidade de absorção de energia em caso de acidentes, ou seja, muito mais segurança na cabine.


 

Testes das cabines

 As cabines dos caminhões Volvo passam por rigorosos testes de segurança de impactos, conforme normas suecas, e por teste especifico Volvo que simula uma colisão traseira com a carreta de outro caminhão. Isso porque, além de testes feitos por computador em simuladores virtuais, é necessário testar a segurança das cabines no mundo real. Veja alguns dos testes aos quais as cabines Volvo são submetidas:

 

Teste de impacto Sueco

No teste de impacto, por exemplo, o teto da cabine é submetido a uma pressão de 10 toneladas, sendo depois a cabine atingida por um pêndulo cilíndrico na parte dianteira e superior. Por último, um cilindro de uma tonelada é largado sobre a parte traseira da cabine, a uma altura de 3 metros. 

 

 

Ao final dos testes, o resultado de deformação não pode comprometer a área do motorista nem dos demais passageiros, motivo pelo qual ela recebe o título de célula de sobrevivência. O vídeo a seguir mostra esse teste do pêndulo:


 

O teste de resistência de cabine da Suécia é o mais rigoroso do mundo, passando por um controle maior do que a legislação que muitos países exigem, como mostra o vídeo a seguir.

Você pode ativar as legendas em português pressionando o primeiro ícone do lado esquerdo na barra inferior, selecionando português (Brasil) e clicando no botão “ativo”.

 

 

E aí, gostou de saber mais sobre a célula de sobrevivência das cabines e o quanto a Volvo é comprometida com a segurança dos caminhoneiros? Então curta e compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais! 

 

Posts Relacionados