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Caminhões tunados: explicamos as regras para as personalizações

 

Parafusos cromados, pinturas chamativas, bancos e volantes revestidos em couro. As modificações estéticas realizadas nos veículos, chamadas de tuning, personalizam o bruto de acordo com estilo do motorista.

Mas caminhões tunados devem seguir os padrões do Código de Trânsito Brasileiro e manter itens obrigatórios para circular nas estradas. Exagerar nas alterações dos componentes também prejudica os trâmites para a revenda do caminhão, quando o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou as empresas credenciadas fazem a vistoria do pesado.

 

Confira as regras para as modificações utilizadas em caminhões tunados:

 

  • Motor tunado ou alterado

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todas as modificações nas características originais do caminhão devem ter autorização do Detran. Alterar ou transformar itens do motor fora de uma concessionária Volvo invalida a garantia do componente.

 

Multa: R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

 

  • Faróis de xenônio

A utilização de faróis de xenônio só é permitida em caminhões que já possuem o item instalado de fábrica.

 

Multa: R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

 

  • Película protetora dos vidros

A película protetora precisa respeitar regras de luminosidade. A transparência do para-brisa e dos vidros laterais, considerados indispensáveis à dirigibilidade em caminhões, deve ser de 75%.

 

Multa: R$ 127,90 e cinco pontos na carteira habilitação.

 

  • Caminhão rebaixado tem limite de altura

Modificar a altura das suspensões prejudica a estrutura do veículo e coloca em risco a vida do condutor e de outros motoristas. A frente mais baixa e a traseira mais alta também é uma maneira de mascarar o excesso de carga.

 

O para-choque dos caminhões fabricados até 2004 devem ter uma altura de até 55 centímetros. Veículos produzidos a partir 2005, 40 centímetros.

 

Multa: R$ 127 e cinco pontos na carteira habilitação.

 

  • Alteração da cor do caminhão

A alteração da cor predominante do veículo depende da autorização do Detran de cada estado.

 

 

 

 

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