Ligue agora: 0800 643 4443

2018-08-17 - Curiosidades

Mitos e verdades sobre o uso do freio motor nos caminhões

Mitos e verdades sobre o uso do freio motor nos caminhões

O uso do freio motor é um procedimento que auxilia na manutenção da velocidade e na frenagem do veículo. Apesar de parecer um processo simples, ainda gera muitas opiniões divergentes. Por isso, vamos esclarecer 3 mitos sobre essa prática. Confira a seguir.

 

1- Danifica a caixa de marchas

Ao acionar o freio motor, é preciso fazer a redução da velocidade de maneira suave, a I-Shift é autônoma e faz isto sozinha. Para evitar o desgaste do motor, respeite a faixa de rotação determinada pelo fabricante do seu bruto, o uso do freio motor não danifica seus componentes.

 

2- Superaquece o motor

O aquecimento causado pelo uso do freio motor é baixo e não traz danos, a não ser que manutenção do seu companheiro de estrada já não esteja em dia. É importante ressaltar que a válvula termostática, que muitos motoristas acreditam ser dispensável, é bastante importante para a regulagem da temperatura e por isso deve estar funcionando normalmente, para garantir que não ocorra o superaquecimento. Assim como o liquido de arrefecimento.

 

3- Gasta mais combustível

O aumento da rotação do motor, de fato gasta mais combustível. Porém, isso ocorre por outros fatores, entre eles com o uso do acelerador. Ao utilizar o freio motor, não se aciona o acelerador e, com isso não ocorre injeção de combustível.

 

Para esclarecer mais dúvidas sobre o universo estradeiro, continue acompanhando o blog e siga também nossos perfis nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar