Ligue agora: 0800 643 4443

2018-08-24 - Caminhões

Como evitar o tombamento do caminhão

Como evitar o tombamento do caminhão

Caminhões e carretas tombam com mais facilidade que os carros, por conta de sua altura e peso, principalmente com cargas muito elevadas. Por isso, alguns cuidados extras devem ser tomados. Confira a seguir.

 

Com as curvas:

A tendência de desestabilizar um veículo, em uma curva, acaba aumentando por causa da força centrífuga agindo sobre ele. Por isso, nunca altere sua velocidade dentro da curva. Reduza com antecedência e, durante a curva, apenas a mantenha-a para garantir a estabilidade do veículo.

 

Com as cargas:

O tipo e quantidade da carga transportada influenciam muito na estabilidade do veículo. Cargas líquidas ou suspensas (como um caminhão frigorífico carregado com carne) se movem lateralmente, o que aumenta a força centrífuga e, consequentemente, a instabilidade do veículo. Já em cargas vivas, por exemplo, é preciso utilizar divisórias para controlar, pelo menos um pouco, as movimentações dos animais.

 

Dica bônus:

O “efeito chicote” afeta rodotrens, treminhões e bitrens, é causado pela alta oscilação da última carreta e pode ocasionar tombamentos. Por isso, se esse for o caso do seu caminhão, preste atenção na vibração que ele está gerando e redobre seus cuidados em solos irregulares.

Para continuar acessando nossas dicas estradeiras, acompanhe o blog e siga nossos perfis nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar