Ligue agora: 0800 643 4443

2018-04-17 - Curiosidades

Conheça detalhes técnicos dos pneus do seu bruto

Conheça detalhes técnicos dos pneus do seu bruto

Para os estradeiros iniciantes, muitas coisas ainda geram dúvidas, não é mesmo? Uma delas são as características dos pneus. Por isso, listamos 5 itens para você prestar atenção. Confira.

 

Medida do pneu

A medida nominal é indicada sempre em milímetros e pode variar, influenciando o nível de estabilidade do veículo. Em seguida, é apresentado o percentual da relação entre altura e largura. Já a letra serve para indicar a construção: R para radial e D para diagonal. Por fim, os últimos 2 dígitos representam a medida do aro.

 

Índice de carga e velocidade

Número de 2 ou 3 dígitos, correspondente ao peso máximo que o pneu pode suportar. Já a letra que o acompanha mostra a velocidade máxima que o veículo pode atingir se estiver em carga máxima.

 

Sentido da rotação

Quando os pneus são unidirecionais, eles possuem setas indicando a direção em que deve rodar. Normalmente, os motoristas não costumam se atentar a isso, porém, pode fazer diferença em uma troca de emergência.

 

Desgaste

A textura e os relevos da borracha dão aderência ao pneu e, também, servem para chamar atenção ao nível de desgaste. Eles possuem 1,6mm de profundidade e quando estiverem pouco aparentes, significa que o pneu está “ficando careca”.

 

Para continuar acessando nossas dicas, Volveiro, não deixe de acompanhar o blog e nossas páginas nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar