Ligue agora: 0800 643 4443

2019-04-26 - Curiosidades

O que fazer em casos de saque de carga de caminhão tombado?

O que fazer em casos de saque de carga de caminhão tombado?

Sempre procuramos dirigir com prudência, calma e atenção para evitar qualquer tipo de acidente. Entretanto, na estrada, problemas podem acontecer. Incidentes que envolvem o tombamento do caminhão costumam ter consequências além de problemas para o pesado e para o motorista: a carga pode acabar caindo na pista, ficando suscetível a furtos e saques.

 

Nesses casos, a principal informação para se manter em mente é que a carga é um patrimônio privado. Mesmo quando caída na estrada, ela continua tendo um dono.

 

Segundo o Art. 169 do Código Penal, “apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza” é crime. Ou seja, se alguma pessoa levar para si uma parte da carga que caiu na pista, ela está cometendo um crime e pode cumprir pena de um mês a um ano de prisão, ou pagamento de multa. Além disso, se um grupo de pessoas se juntarem para, em conjunto, sacar essa carga, poderão responder por furto qualificado perante à lei.

 

Considerando esse cenário, a atitude correta a ser tomada pelo motorista é chamar a polícia imediatamente e tentar intervir, da forma segura, a fim de evitar o saque. Os policiais têm o dever de proteger o patrimônio, seguindo o Código Penal, e sua omissão (ou a do caminhoneiro) pode implicar na sua responsabilização pelo resultado dos saques. Por isso, é de extrema importância que o motorista chame as autoridades e tente proteger a carga de furtos enquanto os agentes não chegam no local.

 

Para conferir mais dicas sobre a vida na estrada, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar