Ligue agora: 0800 643 4443

2016-04-14 - Notícias

Os perigos da manutenção em oficinas não autorizadas

Seguir as dicas de colegas ou de mecânicos autorizados pode ser uma péssima ideia. Adulterações ou modificações de componentes do caminhão levam à perda de garantia e elevam o valor do reparo no futuro.
Os perigos da manutenção em oficinas não autorizadas

O nome varia de acordo com a região do país. O “engenheiro de beira de estrada” ou o “Zé do Grau” é aquele sujeito que realiza a manutenção ou recomenda alterações nas configurações originais do caminhão. Porém, essas modificações, realizadas fora das oficinas autorizadas da Volvo, podem pesar no seu bolso, além de anular a garantia de peças e do bruto. 

Caminhões com Proteção

Não importa se o caminhão é usado ou se é zero quilômetro, na Volvo os veículos saem da concessionária com garantia de procedência e mecânica. Com a proteção, você está seguro em caso de problemas ou defeitos no trem de força e diferencial.

O caminhão perde a garantia se:

  • As características do veículo forem adulteradas;
  • O caminhão for desmontado por pessoas que não sejam de uma concessionária autorizada da Volvo;
  • Se os lacres forem violados sem a aprovação da equipe Volvo Atendimento Rápido (VOAR);
  • Utilizar peças que não forem originais ou não homologadas pela Volvo;
  • Não forem realizadas as revisões programadas. Antes de sair da concessionária com o caminhão Volvo, verifique as datas ou a quilometragem das inspeções.

 

Para os caminhões seminovos, existem duas modalidades de assistência:

  • Viking Plus: garantia com cobertura nacional do trem de força por um ano ou 150 mil quilômetros;
  • Selecionado Volvo: garantia do trem de força por seis meses ou 80 mil quilômetros.

 

Quando o caminhão está em perfeitas condições mecânicas, consome menos combustível e reduz os gastos com reparos. Os programas de Manutenção da Volvo permitem que o veículo esteja sempre disponível para fretes, aumentando o lucro do motorista e do frotista. São três modalidades que cabem no seu bolso e possuem vantagens exclusivas.

  • Programa Azul: Revisão preventiva, lubrificantes e troca de filtros;
  • Programa Prata: Manutenção preventiva completa e reparos no trem de força;
  • Programa Ouro: Manutenção preventiva e corretiva completa. O caminhão recebe Certificado de Manutenção Preventiva, que assegura que o bruto passou por todas as revisões.

 

Alteração no Arla 32: Perda de garantia, crime ambiental e multa pesada

Modificar o caminhão traz prejuízos para o seu bolso, acarreta na perda da garantia do seu bruto e gera danos para o meio ambiente. Instalar equipamentos que impeçam a operação do Arla 32 é considerado crime ambiental, resultando em multa de até R$ 50 milhões para o dono do caminhão e para o responsável da colocação.

O Arla 32 é um aditivo obrigatório para veículos a diesel fabricados a partir de 2013 e pretende reduzir o nível de emissão de gases na atmosfera.

 Fale com a Volvo antes de modificar as peças do caminhão

Em caso de emergência, ligue para o Volvo Atendimento Rápido (VOAR) no telefone 0800 41 6161. A equipe de técnicos e engenheiros está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para indicar a solução de problemas. Se necessário, o motorista será autorizado a modificar peças ou romper lacres de segurança sem perder a garantia da peça e do caminhão.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar