Ligue agora: 0800 643 4443

2019-05-07 - Curiosidades

Como negociar um bom frete

Como negociar um bom frete

Para garantir um resultado financeiro positivo no fim do mês, é essencial que haja um planejamento para a administração do seu negócio. Quem possui um caminhão como meio de trabalho, em especial o motorista autônomo, precisa sempre mensurar se o valor do frete realmente vale a pena na hora de fazer o transporte.

 

No atual cenário econômico em que nos encontramos, se tornou fundamental avaliar o frete com cautela, anotando e controlando todos os gastos. Para que isso aconteça, o primeiro passo é não aceitar qualquer negócio.

 

De acordo com o engenheiro Antônio Lauro Valdivia Neto, especialista em transporte e assessor da NTC & Logística, o maior risco, nesse caso, é o motorista ter que trabalhar ainda mais, tendo em vista que, para manter a receita, é preciso aumentar a quantidade de serviços na medida em que se reduz o frete.

 

Ele alerta ainda para o fato de que este método nem sempre será o bastante para compensar todos os gastos da viagem. Por isso, é extremamente importante analisar se o valor do pagamento irá cobrir os custos, contando ida e volta, e ainda ser lucrativo.

 

Criar uma planilha de custos é uma ótima opção para organizar os serviços. Nela, devem estar presentes todos os elementos que são consumidos durante a viagem, como o combustível; e que sofrem desgaste, como os pneus; além de taxas e impostos (IPVA, RNTRC, seguro, licenciamento, etc).

 

Para começar a estruturar a planilha, basta apenas ter um caderno ou outro meio de anotar todos os custos já listados e os fretes recebidos. Desse modo, será possível fazer uma análise individual ao fim de cada serviço prestado e ainda fazer um balanço do mês, bimestre, semestre ou ano, para saber se o trabalho gerou resultados financeiros positivos ou não.

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar