Ligue agora: 0800 643 4443

2018-10-05 - Curiosidades

Lona do caminhão: como escolher a melhor para a minha carga?

Lona do caminhão: como escolher a melhor para a minha carga?

Cada parte de um bruto importa quando o objetivo é atingir a maior produtividade. Por isso, não basta apenas escolher bons pneus, por exemplo. É preciso pensar em tudo e isso inclui a lona do caminhão. Quer saber os principais pontos para escolher a sua?

  • Tipo da carga transportada
  • Tamanho da caçamba
  • Lugar de trabalho

 

A última coisa que os estradeiros querem é perder uma carga por conta de mau tempo ou qualquer outra adversidade, por isso a lona é tão importante. Além disso, derrubar carga é contra a lei de trânsito, como você pode ver aqui:

 

Artigo 231 da Lei de Trânsito Brasileiro

Transitar com o veículo:

II - derramando, lançando ou arrastando sobre a via:

a) carga que esteja transportando;

b) combustível ou lubrificante que esteja utilizando;

c) qualquer objeto que possa acarretar risco de acidente:

 

Infração: gravíssima (7 pontos).

Penalidade: multa.

Medida administrativa: retenção do veículo para regularização.

 

Dessa forma, escolher uma boa lona é essencial para um transporte seguro e sem preocupações. Separamos dicas para te ajudar a escolher a que melhor se encaixa no seu bruto, confira agora:

 

Tipo da carga transportada

Quem está na estrada sabe que cada carga tem sua particularidade. Isso vale também para o material que irá cobri-la. A tradicional lona de tela serve apenas para proteger a caçamba. A feita de algodão é ideal para cargas secas, como sacos de farinha, café e açúcar. Para outras cargas, como grãos, pedra, areia, cimento, adubo, a mais indicada é a lona de PVC.

 

Tamanho da caçamba

Para evitar que sua lona fique mal colocada, não cubra por inteiro a caçamba e deixe cair a carga em alguma situação, tenha certeza sobre as medidas da caçamba do seu caminhão. O ideal é sempre conferir e, se possível, levar o bruto na hora da compra. O vendedor terá uma opinião profissional sobre qual é o tamanho ideal.

 

Lugar de trabalho

Você deve levar em consideração as distâncias percorridas com a carga, as condições de tempo que ficará exposta, o local onde irá armazenar a lona quando ela não estiver em uso e como será feita a limpeza, para garantir que a lona dure bastante tempo. Cuidado para não limpar com produtos químicos que possam enfraquecer o material, guardar a lona molhada ou arrastá-la por lugares ásperos, como no asfalto, por exemplo.

Na hora de comprar uma lona, confira sempre os seus ganchos, a resistência do produto e certifique-se de que possui garantia de fábrica.

Se você quer continuar recebendo informações que cobrem o dia a dia de nossos amigos Volveiros, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar