Ligue agora: 0800 643 4443

2018-06-19 - Segurança

Etiquetagem de pneus avalia aderência, rolamento e nível de ruído

Etiquetagem de pneus avalia aderência, rolamento e nível de ruído

Chegou a vez dos pneus levarem a etiqueta de eficiência energética fornecida pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, que é coordenado pelo Inmetro e tem como objetivo informar o consumidor sobre o desempenho do produto e, com isso, ajudá-lo a fazer escolhas mais conscientes.

A etiqueta dos pneus deve avaliar itens como o nível de ruído, aderência e qualidade do rolamento. As categorias listadas são:

 

Segurança

Mede a capacidade de frenagem emergencial em pista molhada, testando a aderência ao solo.

 

Eficiência energética

Testa a resistência do rolamento (giro oposto ao giro do pneu). Quanto maior a resistência, mais energia ele exige e, assim, aumenta o gasto de combustível. Quanto menos energia gasta, maior a economia.

 

Ruído

Avalia o barulho que o pneu faz ao passar pelo dispositivo de captação de som. Esse teste é realizado com o motor desligado, para captar apenas o ruído do pneu.

 

A etiqueta ainda não dá informações sobre todas as características dos pneus, mas essas já ajudam os compradores a fazerem escolhas mais assertivas e também estimula a indústria a aumentar cada vez mais a qualidade de seus produtos.

Para continuar atualizado com as novidades do cotidiano estradeiro, acompanhe o blog e siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar