
Chegou a vez dos pneus levarem a etiqueta de eficiência energética fornecida pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, que é coordenado pelo Inmetro e tem como objetivo informar o consumidor sobre o desempenho do produto e, com isso, ajudá-lo a fazer escolhas mais conscientes.
A etiqueta dos pneus deve avaliar itens como o nível de ruído, aderência e qualidade do rolamento. As categorias listadas são:
Segurança
Mede a capacidade de frenagem emergencial em pista molhada, testando a aderência ao solo.
Eficiência energética
Testa a resistência do rolamento (giro oposto ao giro do pneu). Quanto maior a resistência, mais energia ele exige e, assim, aumenta o gasto de combustível. Quanto menos energia gasta, maior a economia.
Ruído
Avalia o barulho que o pneu faz ao passar pelo dispositivo de captação de som. Esse teste é realizado com o motor desligado, para captar apenas o ruído do pneu.
A etiqueta ainda não dá informações sobre todas as características dos pneus, mas essas já ajudam os compradores a fazerem escolhas mais assertivas e também estimula a indústria a aumentar cada vez mais a qualidade de seus produtos.
Para continuar atualizado com as novidades do cotidiano estradeiro, acompanhe o blog e siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram
Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.