Ligue agora: 0800 643 4443

2019-03-20 - Curiosidades

Entenda as diferenças entre os caminhões "toco" e "trucado" e conheça as vantagens de cada modelo

Entenda as diferenças entre os caminhões "toco" e "trucado" e conheça as vantagens de cada modelo

Você sabe qual a diferença entre os caminhões "toco" e "trucado"? E entre eixos simples e duplos? Neste post, você vai entender como são feitas essas classificações e vai conhecer quais as vantagens e desvantagens de cada modelo.

 

De forma geral, a classificação dos caminhões é feita levando-se em consideração a quantidade de eixos do veículo. É isso que diferencia os modelos "toco" e "trucado". Os eixos também podem variar de acordo com o número de pneus. Os modelos com duas rodas são chamados de simples, e os com quatro, de duplos.

 

Já a classificação por números é feita seguindo a lógica pontos de apoio x pontos de tração: um caminhão 6x2, por exemplo, possui seis pontos de apoio e dois eixos com tração.

 

O caminhão "toco", também conhecido como "semi-pesado" ou "4x2", é o modelo mais simples e costuma ser a categoria de entrada para grande parte dos caminhoneiros. Ele possui dois eixos, sendo um eixo frontal simples e um eixo traseiro, que pode ser simples ou duplo. Seu peso bruto varia entre 3,5 e 16 toneladas e seu comprimento máximo é de 14 metros.

 

Já o caminhão "trucado" (ou "truck", "pesado" ou "6x2") possui um terceiro eixo, localizado na carroceria, atrás do eixo motriz, que é aquele que sai diretamente do motor. Sua finalidade é aumentar a estabilidade do veículo e a capacidade de carga. Neste modelo, o peso bruto chega a até 23 toneladas; já o comprimento é o mesmo do caminhão toco: 14 metros.

 

Graças a essas características, o caminhão "trucado" tem maior estabilidade lateral e menor possibilidade de sofrer acidentes devido ao "efeito canivete", além correr menos risco de ser multado pelo excesso de carga. Já o modelo "toco" leva vantagem na capacidade de rampa, uma vez que, em aclives, ele concentra a maior parte do peso no eixo traseiro, onde fica a tração do veículo.

 

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para saber mais sobre este e outros temas: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar