Ligue agora: 0800 643 4443

2016-09-30 - Notícias

Curso do CONTRAN é obrigatório para transportes de cargas indivisíveis

Caminhoneiros, agora é obrigatório ter o curso para transporte de cargas indivisíveis para poder exercer a função. Saiba mais!
Curso do CONTRAN é obrigatório para transportes de cargas indivisíveis

         Desde junho de 2015 uma resolução do CONTRAN determina que os motoristas devem ter um curso específico para transportar cargas indivisíveis. São cargas maiores, como blocos de rocha, toras, guindastes e outros artigos com grandes dimensões em peso e comprimento. Os motoristas que forem parados sem a comprovação de estar habilitados pelo treinamento serão impedidos de continuar a viagem e pagarão multa.

         O principal foco deste curso é, além das regulamentações do CONTRAN e do DNIT, preparar o caminhoneiro para os riscos que ele pode enfrentar ao fazer o carregamento desse tipo de carga. São 50 horas de duração total de todas as aulas, durante 5 dias de uma semana. Existem alguns pré-requisitos para poder se matricular, que são: ser maior de 21 anos, ter habilitação no mínimo categoria C ou E, não possuir nenhuma infração grave, gravíssima ou ter cometido infração média mais de uma vez nos últimos 12 meses.

         O curso é oferecido em algumas entidades credenciadas pelo Detran e gratuitamente no SEST SENAT. Após assistir as aulas e concluir o treinamento, é preciso solicitar uma segunda via da habilitação, porque nesta nova CNH irá constar a liberação para exercer esta função de transportador de cargas indivisíveis.

 

 

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar