Ligue agora: 0800 643 4443

2016-03-24 - Notícias

Curso de 50h é obrigatório para motorista de caminhão transportar carga indivisível

Veja onde realizar o curso para transporte de carga indivisível. Norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vale desde de julho de 2015. Saiba também as multas e punições.
Curso de 50h é obrigatório para motorista de caminhão transportar carga indivisível

 Quando passam pelas rodovias, eles chamam atenção pelo tamanho. Os caminhões que transportam cargas indivisíveis precisam de força, encontrada no Volvo FH 750, e de motoristas treinados.

 

O curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte de Cargas Indivisíveis e Outras é obrigatório desde julho de 2015 e dura 50 horas. Durante cinco dias, os motoristas trocam a cabine do caminhão pela sala de aula.

 

Onde realizar o curso para cargas indivisíveis

O curso para condutores é realizado pelo Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Transporte e Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), que possui unidade em todas as regiões do Brasil e em postos de abastecimento das principais rodovias do país.

 

Para saber detalhes e datas do treinamento, acesse o site SEST/SENAT ou ligue para 0800 728 2891.


Pré-requisitos para inscrever-se no curso

  • Ser maior de 21 anos;
  • Estar habilitado na categoria “C” ou “E”;
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses;
  • Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
     

O que são cargas indivisíveis?

 

Cargas indivisíveis são máquinas, transformadores, colheitadeiras, tubos, toras ou blocos de rochas. Esse tipo de material é colocado em implementos pranchas, conhecidos como “carrega tudo”. A carga tem peso elevado e grandes dimensões que precisam de Autorização Especial de Tráfego (AET).

Para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a carga indivisível pode ser transportada por:

 

  • Conjunto Transportador: composição com a carga apoiada no veículo transportador formado por semirreboque(s) com veículo trator ou de tração, ou o(s) reboque(s) ou o veículo transportador modular autopropelido;
  • Combinação de veículos: composição com ou sem carga, formada por semirreboque(s) e/ou reboque(s), sendo tracionada por um ou mais veículos tratores ou de tração;

 

  • Comboio: grupo constituído de 02 (duas) ou mais combinações de veículos transportadores, independentes, realizando transporte simultâneo e no mesmo sentido, separado entre si por distância mínima de 30 m (trinta metros) e máxima de 100 m (cem metros).

 

Multas e punições para motoristas sem o curso Transporte de Cargas Indivisíveis

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aplica a norma desde julho de 2015. O motorista que não tiver o certificado é autuado por não portar documento necessário. Além de receber três pontos na carteira e multa de R$ 53,20, o caminhão é retido e só é liberado por condutor com o curso.

 

Aproveite e conheça as características dos três caminhões da linha F da Volvo!

 

Simule o financiamento do seu caminhão

Preencha os dados abaixo para simular o valor das parcelas.

Valor da entrada: 20%

(Minimo 20%)

Valor da entrada:

parcelas de

Encontre uma concessionária

Clique abaixo para localizar a concessionária mais próxima de você:

Encontrar