
Uma das principais causas de acidentes com veículos pesados é a falta de cuidado com os freios. O sistema de freio dos caminhões é extremamente importante para a segurança do motorista e demais usuários da pista.
Recomenda-se a verificação dos freios a cada 5 mil km e que a manutenção seja feita pelo eixo. O diagnóstico do sistema está relacionado ao trecho percorrido e ao volume da carga sustentada. Além dessas duas condições, existem outros motivos que provocam o desgaste das lonas de freio, como: excesso de carga, condução agressiva e a falta de uso do freio motor.
Destacamos algumas dicas para a manutenção correta dos freios:
- Verificar os prazos de manutenção do fabricante;
- Realizar uma inspeção detalhada, referente ao desgaste das lonas ou das pastilhas;
- Conferir o diâmetro do tambor ou espessura dos discos;
- Verificar folgas nos discos, tambores, lonas, pastilhas, catracas, buchas, molas e alavancas;
- Observar o assentamento do sapata de freio.
Para o diagnóstico de sistema dos freios com defeitos, é importante se atentar aos seguintes sinais:
- Luzes de advertência no painel são sinal de falta de ar ou superaquecimento;
- Distância de frenagem aumentada;
- Vibrações anormais;
- Estouro de pneu e fumaça.
Algumas medidas preventivas na condução do veículo podem evitar esses problemas, como: seguir as normas de indicação de limite de peso do veículo, conhecer as condições de tráfego e não dirigir em alta velocidade, usar o freio motor e a marcha correta e intercalar o uso dos dois sistemas (convencional e de implementos), visto que o uso excessivo de um dos dois pode causar perda da estabilidade.
Não dê sorte para o azar, cuide de sua própria integridade, de seus passageiros e também dos motoristas ao seu redor.
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Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.